202404241951

Notícias

II Ciclo de Estudos Virtual de Pedagogia a Distância da Uniara promove diversos debates entre alunos da graduação

Publicado em: 01/02/2017

O “II Ciclo de Estudos Virtual de Pedagogia a Distância da Uniara – Temas importantes para a formação de professores” promoveu diversos debates entre os estudantes do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara. O evento foi realizado entre os dias 26 e 31 de janeiro, por meio da plataforma da graduação.

A coordenadora do curso, Mônica Pereira, conta que o ciclo trouxe como temas, além da formação do pedagogo, a inclusão social, as relações étnico-raciais, os direitos humanos e o meio ambiente, “para o conhecimento dos alunos, visando a uma reflexão sobre a futura atuação docente”. “Acredito que os temas vão além dessa reflexão, já que nós os vivenciamos no dia a dia, em nossas práticas”, reflete.

Nos debates, ela menciona que foi possível observar o quanto os discentes valorizam a importância de receberem os conteúdos enquanto futuros profissionais. “São importantes não somente para sua formação, mas também para percebermos algumas ações que executamos sem notar, no cotidiano, ou preconceitos que trazemos e fazem parte de nossa cultura, e que são reproduzidos, às vezes, sem percebermos. Como docentes, temos o compromisso de pensar sobre isso, por trabalharmos com pessoas diversificadas. Temos que nos colocar dentro desses grupos para trabalharmos essa visão”, enfatiza.

Mônica acredita que o primeiro módulo, com a fala da professora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância do curso, Maria Betânia Platzer, “trouxe uma discussão sobre multiculturalismo, de modo mais amplo, apresentando a importância dessa reflexão para a formação docente, e se destacou, uma vez que ela introduziu os outros assuntos”. “Talvez algumas práticas dentro da temática da inclusão ou das relações étnico-raciais também tenham chamado mais a atenção. Isso pode sensibilizar mais, dependendo da situação e do cotidiano de cada estudante, mas de modo geral, todos os temas foram bastante discutidos”, afirma.

Para a coordenadora, “é preciso sempre trazer esses tipos de debates para o curso, e pensar em diferentes formas de trabalha-los com os alunos”.

Informações sobre o curso de Pedagogia a Distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI