202404180253

Notícias

Ex-jogadora araraquarense de basquete da seleção brasileira é tema de livro-reportagem de Jornalismo da Uniara

Publicado em: 27/01/2017

A ex-jogadora de basquete Roseli Gustavo, que integrou a seleção brasileira na década de noventa, foi tema de um livro-reportagem desenvolvido pelas recém-formadas no curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Carolina Alves Pegoreti e Gabrielle Chagas Pereira da Silva. Intitulada “Nega Rosa: a história da atleta araraquarense Roseli Gustavo”, a produção foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso, no final de 2016.

“(A obra) conta vários acontecimentos de sua vida, desde o nascimento, passando por sua ascensão no esporte e, por fim, seu retorno a Araraquara. O projeto foi desenvolvido durante um ano e meio. O maior desafio foi começar a escrever os primeiros capítulos, encontrar uma linguagem que agradasse a nós duas, e passar para o papel todas as informações que conseguimos por meio de vídeos, entrevistas, documentos e fotos”, relatam as ex-estudantes.

No final, elas contam que conseguiram atingir seus objetivos e, também, “vivenciar a realidade de uma das vertentes do jornalismo, o literário”. “Foi uma experiência única, que despertou paixões e nos fez enfrentar medos e obstáculos, além de ter proporcionado uma grande amizade com a biografada”, destacam.

Para Carolina e Gabrielle, resgatar a história de uma atleta da cidade de Araraquara, “que não tem o reconhecimento devido”, foi sua maior preocupação. “Com o livro, sua vida fica documentada e nós, como jornalistas, pudemos contribuir com a história do esporte araraquarense e nacional”, comentam.

“Gostaríamos de lembrar que todo nosso trabalho foi orientado pelo professor Fabricio José Mazocco, pelo qual temos o maior carinho, e que todos os nossos entrevistados foram de suma importância para conclusão de nosso livro”, finaliza a dupla.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI