202404250203

Notícias

Recém-formada em Educação Física na Uniara compara habilidades de crianças que praticam atividades físicas

Publicado em: 26/01/2017

A recém-formada no curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Giovana Rondon Bernar Aiello, analisou “As diferenças das habilidades motoras básicas entre os alunos que praticam somente educação física escolar dos que também realizam atividades físicas extracurriculares”, pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC no final de 2016.

Ela explica que o estudo tentou demonstrar, por meio de uma bateria de testes físicos, “se os alunos que fazem apenas educação física escolar tinham mais dificuldade em realizar atividades físicas básicas que envolvem coordenação, ritmo, equilíbrio, velocidade e agilidade, do que os outros alunos que também participavam de atividades físicas extracurriculares - esportes, danças, lutas, ginásticas, natação -, oferecidas pela escola no contra turno ou em outros locais fora do ambiente escolar”.

Como resultados do experimento, a ex-estudante aponta que que as diferenças encontradas não foram cientificamente consideradas significativas, mas que os níveis dos alunos que praticam atividades físicas extracurriculares eram bem mais altos. “Durante o processo, achei que as diferenças eram visíveis, entretanto, quando passamos para dados científicos, os resultados podem não ser mais os mesmos, como foi o que aconteceu. As maiores dificuldades foram calcular e comparar os resultados”, comenta.

Giovana acredita que o estudo foi fundamental para representar a importância da educação física escolar no processo de formação motora e cultural de crianças e adolescentes, “sendo que, simultaneamente, foi possível observar que a maior prática de atividades físicas com a frequência em extracurriculares também pode aumentar os níveis desse processo”.

Ela afirma que, segundo alguns estudos já comprovados, o sedentarismo pode causar diretamente obesidade e outras doenças relacionadas. “Verificamos e comparamos, nessa pesquisa, os níveis de Índice de Massa Corpórea - IMC de ambos os grupos – o daqueles que só fazem educação física escolar e o dos que também fazem atividades físicas extracurriculares -, sendo que os níveis de indivíduos com sobrepeso e acima do peso eram bem maiores no grupo que só praticavam educação física escolar”, destaca.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI