202404191401

Notícias

Ex-aluna de Farmácia da Uniara pesquisa alternativa para solventes tóxicos e poluentes de uso industrial

Publicado em: 23/01/2017

A ex-estudante do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Varela Zanoni, desenvolveu uma pesquisa sobre a citotoxidade de substâncias que, de acordo com ela, têm apresentado potencial uso industrial, nos mais diversos seguimentos, com o objetivo de substituir solventes tóxicos e poluentes, e até mesmo reduzir a utilização de água. O trabalho, orientado pela professora Bruna Galdorfini Chiari Andréo, foi premiado pela originalidade do tema no “XI Congresso de Iniciação Científica – CIC” da instituição, no final de 2016.

“As substâncias, chamadas líquidos iônicos próticos, são sais orgânicos não voláteis. Os experimentos realizados visam à obtenção de mais informações sobre a segurança da população, considerando o uso industrial”, explica ela.

A ex-aluna comenta que, como os líquidos iônicos próticos são substâncias novas, o estudo sobre o assunto é amplo. “Há muitas respostas a serem obtidas e, portanto, diversos testes a serem feitos, porém, a etapa de determinação da citotoxicidade já foi concluída. Até o momento, os resultados são promissores, indicando a segurança na utilização desses materiais. Contudo, ainda há muito a ser estudado”, ressalta.

Bruna aponta que, anualmente, toneladas de solventes orgânicos são emitidas para a atmosfera, o que contribui para a poluição ambiental. “Sendo assim, a busca por solventes alternativos, principalmente não voláteis, é uma área de estudo de grande interesse e relevância. Nesse contexto, encontram-se os líquidos iônicos próticos, com baixo ponto de fusão. São considerados como alternativas verdes aos solventes orgânicos voláteis”, destaca a ex-estudante, que menciona que o projeto é realizado em parceria com o professor Miguel Iglesias Duro, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que conta com “um grupo forte e bem estruturado, que tem se dedicado ao desenvolvimento desses líquidos”.

O reconhecimento de seu estudo no CIC da Uniara deixou Bruna bastante satisfeita. “Fiquei honrada com a premiação, além de ter o sentimento de dever cumprido”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI