202404201034

Notícias

Pesquisa de alunas de Nutrição da Uniara aponta que o consumo de frutas por adolescentes é baixo

Publicado em: 20/01/2017

As alunas do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Évelen Gesliane Alonso e Lívia Edgar, analisaram o consumo de frutas com as recomendações nutricionais para adolescentes de uma escola pública do município. O estudo, orientado pela professora Patricia Meciano Simone Barreto, apontou que, apesar de terem conhecimento sobre a importância do consumo desse alimento, “sua procura ainda é baixa quando comparada à quantidade das porções apontadas pela pirâmide alimentar - três a cinco porções diárias”.

“Essa faixa etária necessita de mais energia e nutrientes por se tratar de uma fase de intenso crescimento e desenvolvimento, tendo em vista que o consumo desse grupo de alimentos é de suma importância para uma dieta equilibrada e saudável”, ressaltam as alunas, que comentam que o baixo consumo de frutas, legumes e verduras estão entre os dez principais fatores de risco para diversas doenças em todo o mundo, e que, apesar dessas evidências, seu consumo ainda é insuficiente, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. “Estima-se que o consumo de frutas no Brasil corresponda a menos da metade das recomendações nutricionais, sendo ainda mais deficiente entre as famílias de baixa renda”, completam.

Para a pesquisa, elas contam que foram selecionados 71 alunos, do primeiro ano do ensino técnico integrado ao médio, de uma escola pública de Araraquara. “Os adolescentes foram avaliados por meio de um questionário de frequência em relação ao consumo de frutas. Para a avaliação do estado nutricional desses escolares, foram coletadas as medidas antropométricas de peso e altura para cálculo do índice de massa corpórea - IMC para posterior aplicação nas Curvas de Crescimento para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos dos sexos feminino e masculino”, explicam.

Com as conclusões do experimento, Évelen e Lívia salientam que “gostar de frutas não é uma questão problemática para população estudada, visto que 93% (n=66) dos envolvidos gostam, porém, existe a necessidade de mudança de hábitos, uma vez que 74% (n=52) dos pesquisados não consomem nem mesmo uma porção de fruta diariamente”. “Verificamos que, apesar de 76,06% dos jovens entrevistados estarem com o peso dentro da normalidade, existe uma alta prevalência de excesso de peso entre os avaliados (23,94%), sendo o sexo masculino mais associado a isso, representando 76,5% dos dados analisados”, alertam.

Os resultados também revelam, de acordo com elas, elevada prevalência de omissão do café da manhã (38%) pela população estudada, principalmente entre as meninas (45,9%). “Faz-se importante trabalhar de forma mais incisiva, tanto nas escolas como nas famílias, por meio de uma sensibilização dos indivíduos que influenciam direta e indiretamente o hábito alimentar dos adolescentes, a ideia de que seja feita a reeducação alimentar, buscando a minimização de hábitos alimentares precários que são prejudiciais à saúde”, afirmam.

Contudo, as alunas acreditam que são necessárias mais pesquisas, com um maior número de adolescentes, “pois ainda poderá haver divergência nos dados, se analisados em grande escala, pois a amostragem é considerada pequena para se tomar como base para tomadas de decisões de escala maiores”. “Serão necessárias pesquisas envolvendo diferentes faixas etárias e locais e, dessa maneira, será preciso tomar decisões com bases em amostras representativas do objeto de estudo”, dizem.

Évelen e Lívia reforçam que a alimentação dos adolescentes precisa ser constituída por maior diversidade de alimentos, principalmente as frutas e, “visto que a maior parte deles não se alimenta corretamente, são necessários mais estudos que apontem as falhas alimentares e direcionem para as ações necessárias que solucionem os problemas encontrados”.

O projeto das estudantes, que recebeu o título de “Avaliação do consumo de frutas em adolescentes de uma escola do município de Araraquara (SP)”, foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Informações sobre a graduação de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI