202403281806

Notícias

20 de janeiro: Dia do Farmacêutico

Publicado em: 19/01/2017

Nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, comemora-se o “Dia do Farmacêutico”, um profissional cujas áreas de atuação vão muito além do que ser atendente em farmácias e drogarias. A coordenadora do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Thalita Pedroni Formariz Pilon, fala sobre a profissão e manda uma mensagem de homenagem à data.

“O farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos; na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Em farmácias magistrais, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas”, esclarece a docente.

Além disso, ela menciona que o profissional é cada vez mais solicitado para atuar em frentes como o combate aos remédios falsificados e o cuidado com a qualidade dos medicamentos e dos alimentos. A coordenadora lembra que, em 2014, foi promulgada a lei que exige o farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, “o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias privadas, bem como nas unidades básicas de saúde - UBS, elevando a procura pelo graduado”.

Outras áreas de atuação listadas por Thalita são: administração hospitalar, assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, auditoria farmacêutica, bacteriologia clínica, bromatologia, cosmetologia e diversas outras.

Outro destaque dado pela professora é que “o mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018”. “Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de assistência farmacêutica. Fábricas de medicamentos e cosméticos, e laboratórios de análises clínicas procuram profissionais bem qualificados, como os bacharéis”, diz.

No primeiro semestre de 2016, Thalita menciona que foi registrado um crescimento de 30% na demanda por gestores na indústria farmacêutica. “O setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária, é outro tradicional empregador. Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense”, ressalta.

Segundo ela, “as atividades desenvolvidas por esse profissional geram impacto direto na saúde das pessoas, portanto, o farmacêutico deve ser ético e ter senso de responsabilidade. Outra característica desejável é estar sempre atualizado sobre novos produtos e tecnologias aplicados à farmácia”.

Thalita cita uma mensagem especial para o “Dia do Farmacêutico”:

“Ser Farmacêutico é...

É mais do que possuir formação técnica de alto nível. É lidar com o ser humano que precisa de atenção, cuidado e orientação. É estar disposto a ouvi-lo e ouvindo-o, nada menosprezar. É respeitá-lo em suas queixas, clarear suas incertezas e perceber suas angústias. É colocar, na fórmula que prepara e no trabalho que realiza, o saber aprendido ou descoberto na experiência de cada dia. É estar a serviço da arte de curar os males do corpo. Se, além disso, usar sua percepção, sensibilidade e discernimento, terá sabedoria para aliviar as dores da alma”.

 

Farmácia na Uniara

O curso direciona os egressos para formação de um profissional com conhecimentos específicos, capacitação técnica e habilidades para uma atuação ética e responsável na relação entre o paciente, ou cliente, e a comunidade.

O farmacêutico estará capacitado para a dispensação e manipulação de medicamentos e cosméticos (com todo o envolvimento técnico e científico que esses procedimentos exigem); atuação em farmácias de manipulação e homeopatia, farmácias hospitalares e fitoterápicas, e drogarias; participação no avanço da ciência e tecnologia, com estímulo à aquisição contínua e produção de conhecimentos técnico-científicos, além de atuação em equipes multiprofissionais que planejam, regulamentam e fiscalizam políticas de saúde.

Ele deverá possuir, além de competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN da graduação, uma formação direcionada para as necessidades da sociedade e atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais. O profissional também possuirá um diferencial, desenvolvendo competências e habilidades nas áreas de Homeopatia e de Prescrição Farmacêutica.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI