202403291009

Notícias

Ex-aluna de Biomedicina da Uniara avalia fungos que podem produzir enzimas para processos industriais

Publicado em: 19/01/2017

A ex-estudante do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Ellen de Mello Brame, recebeu menção honrosa no “XI Congresso de Iniciação Científica – CIC” da instituição por seu estudo em que avaliou se diferentes gêneros de fungos do ar eram potenciais produtores de uma enzima muito utilizada para diversas finalidades que otimizam as reações e processos industriais.

Ela conta que a pesquisa, intitulada “Bioprospecção de fungos filamentosos produtores de mananase para fins industriais na região de Araraquara – SP” e orientada pela professora Andrezza Furquim da Cruz, envolveu a coleta dos fungos em diferentes praças e parques da cidade e região. “A conclusão foi que dois gêneros, Alternaria e Epicoccum, foram os melhores potenciais produtores de mananase, mas em uma etapa futura pretendemos dosar e identificar as enzimas produzidas por essas cepas”, explica.

O destaque, segundo Ellen, fica para os aspectos que envolvem economia e a sustentabilidade. “O Brasil é um grande importador de enzimas, e gera grande quantidade de resíduos de soja e café, que podem ser utilizados como fontes para o crescimento microbiano, o que reduz sua quantidade e faz com que o país passe de importador a exportador”, comenta.

Receber a menção honrosa do CIC da Uniara é, de acordo com Ellen, “ver os frutos de um trabalho árduo e sério madurarem”. “Haja vista que os avaliadores são docentes que conhecem o tema da pesquisa, contribuíram com críticas e sugestões, e sinto-me lisonjeada. Que me sirva de estímulo para melhorar e me aperfeiçoar cada vez mais”, finaliza a ex-estudante, que agradece sua orientadora e sua coorientadora, a professora Juliana Leal Monteiro da Silva, além da técnica do Laboratório de Microbiologia, Marisa Teresa Vieira Gonçalves.

Informações sobre o curso de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI