202404190125

Notícias

Alunas de Nutrição da Uniara analisam prevalência do excesso de peso de alunos de redes pública e privada

Publicado em: 17/01/2017

As estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Camila de Fátima Sala e Giovana Roberta Peloso, analisaram a prevalência do excesso de peso de alunos matriculados nas redes pública e privada de ensino, no município de Monte Alto. O estudo, orientado pela professora Graziela Alves Zanotto Lopes, foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Intitulada “Prevalência de sobrepeso e obesidade e educação nutricional em escolares de rede pública e rede privada no município de Monte Alto (SP)”, a pesquisa teve como voluntárias crianças de nove e dez anos. As alunas contam que também foram avaliados seus hábitos alimentares e os fatores socioeconômicos que interferem no estado nutricional e na alimentação. “O estudo buscou promover hábitos alimentares saudáveis nos estudantes por meio da educação nutricional. Participaram quarenta crianças, sendo vinte matriculadas na rede pública de ensino e vinte na rede privada”, detalham.

Diante dos resultados, elas concluíram que houve maior prevalência do excesso de peso entre os alunos de rede privada de ensino. “35% apresentaram sobrepeso, 30%, obesidade, 30%, eutrofia, e 5%, baixo peso. Já os de rede pública apresentaram melhores índices em relação à classificação nutricional, com 65% de eutrofia, 15% de sobrepeso, 15% de obesidade e 5% de baixo peso”, relatam.

Camila e Giovana também apontam que os estudantes de rede pública apresentaram maior consumo de alimentos saudáveis como frutas e hortaliças, porém, também apresentaram consumo elevado de alimentos com alta densidade calórica e baixo valor nutricional, como biscoitos recheados, balas, chicletes, refrigerantes, sucos artificiais e salgadinhos industrializados. “Os escolares de rede privada apresentaram maior consumo de embutidos e menor consumo de hortaliças e frutas em relação aos escolares de rede pública”, comentam.

Ainda no trabalho, as alunas de Nutrição mostram que, na rede pública, fatores como renda, escolaridade dos pais e disponibilidade de frutas e verduras em casa parecem estar diretamente relacionadas, no padrão alimentar. “Na rede privada, renda, alimentação na escola e hábitos alimentares dos pais e/ou responsáveis parecem afetar o estado nutricional dos escolares”, destacam.

Com a coleta dos dados, Camila e Giovana mencionam que foi possível observar que a educação nutricional “é uma importante e fundamental ferramenta para promover hábitos alimentares saudáveis nos escolares, porém, precisa ser aplicada com mais frequência nas escolas”.

Elas alertam que a obesidade instalada na infância pode trazer consequências durante a vida toda. “Por isso é importante identificar os possíveis fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade. O trabalho traz uma visão sobre o estado nutricional de crianças de diferentes níveis socioeconômicos e um alerta sobre os níveis de sobrepeso e obesidade já instalados em fase escolar; apresenta possíveis fatores que podem interferir nos hábitos alimentares e no estado nutricional de escolares, sendo que a identificação desses fatores contribui como base para o desenvolvimento de técnicas que ajudem no controle e prevenção de sobrepeso e obesidade; mostra a importância de se promover a educação nutricional na fase escolar para que as crianças possam adotar hábitos alimentares adequados e tenham uma vida mais saudável em todas as fases da vida”, explicam.

Para as estudantes, “trabalhos como esse contribuem muito para novos conhecimentos e representam um passo fundamental para a busca de técnicas e informações que promovam melhorias não só para a nutrição como para outras áreas da saúde”.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI