202403280827

Notícias

Alunos da Uniara estudam a atividade física como terapia complementar para portadores de HIV/AIDS

Publicado em: 16/01/2017

 Os estudantes da graduação de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Marcelo Farinelli Marçal e Lívia Ferreira Inforsato, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Atividade Física como terapia complementar para portadores de HIV/AIDS submetidos à TARV”.

A pesquisa, segundo eles, partiu da curiosidade de quererem saber como o profissional de educação física pode contribuir para reduzir algumas das perdas de organismos de indivíduos portadores do HIV e submetidos à terapia antirretroviral - TARV. “Dessa forma, objetivou-se, por meio de uma revisão de literatura, conceituar a patologia, que é o foco desse estudo, apresentar a terapia adequada para tal, bem como os benefícios da prática regular de atividade física para o portador de HIV e, por fim, analisar os protocolos presentes na literatura atual”, explicam.

Como conclusão, a dupla aponta que a atividade física é um excelente tratamento complementar para os portadores de HIV. “É possível afirmar que um programa de atividade física é capaz de promover alterações físicas, fisiológicas, metabólicas e estéticas em indivíduos soropositivos e, igualmente, proporcionar um ganho psicológico por meio do aumento da autoestima e do bem-estar conquistados por eles”, comentam.

Marçal e Lívia destacam que o TCC visa a contribuir com a Educação Física, “mostrando seu potencial de atuação para um crescente público que se encaixa no grupo de necessidades especiais, o que amplia o horizonte de trabalho desse profissional”. “Esse projeto permite também uma visão mais ampla da temática abordada, assim como valoriza o profissional da área, que tem a oportunidade de contribuir com o público soropositivo de forma não farmacológica, auxiliando-o até no aspecto psicológico”, ressaltam.

Inicialmente, os estudantes contam que a ideia do projeto era desenvolver um estudo de caso. “Mas o preconceito dos proprietários e alunos de algumas academias contatadas, e o medo da exposição do indivíduo soropositivo, fez com que mudássemos o tipo de pesquisa para a revisão bibliográfica, onde também tivemos alguns pequenos percalços, devido à pouca quantidade de artigos escritos por profissionais da área da Educação Física”, revelam.

Mesmo com as dificuldades, Marçal e Lívia esperam “que o presente estudo colabore com a Educação Física e que ressalte a importância de se discutir e desmistificar assuntos desafiadores como o abordado”.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI