202403291107

Notícias

Uniara e Receita Federal de Araraquara assinam convênio para instalação do Núcleo de Apoio Fiscal nesta sexta, dia 2

Publicado em: 30/11/2016

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT, Eduardo Rois Morales Alves, e a Receita Federal de Araraquara, por meio do delegado Maurício Novaes Ferreira, assinam o convênio para a instalação do Núcleo de Apoio Fiscal – NAF no município. A cerimônia será realizada nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 10h, no auditório da unidade IV da Uniara, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa.

O Núcleo prestará serviços de assistência contábil gratuitos à população por meio dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas da Uniara, que serão treinados e credenciados pela própria Receita.

Ferreira explica que o NAF é um projeto da Receita Federal, de âmbito nacional, voltado à cooperação técnica, com instituições de ensino superior, com a finalidade de prestar assistência contábil especialmente à população carente, por meio dos estudantes dessas instituições. “O foco pode se estender a empresas individuais – em especial aos microempreendedores individuais -, na assessoria ao cumprimento das suas obrigações contábeis e tributárias. É uma forma de a Receita se aproximar do contribuinte e mostrar um lado diferente do qual a população em geral está acostumada. É voltada à educação fiscal e, para isso, é essencial a participação da universidade – no caso de Araraquara, a Uniara”, salienta.

Rois declara que a parceria com a Receita é de suma importância para a universidade, na medida em que alcança dois objetivos: “o primeiro, pedagógico, possibilita aos alunos envolvidos no projeto uma complementação do aprendizado sobre a área fiscal. No segundo, nós, como instituição de ensino, temos a missão de prestar serviços e, nesse contexto, a instalação do NAF possibilitará isso, sobretudo para as camadas da população que têm mais dificuldades de acesso à informação”, ressalta.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas, Ademil Lúcio Lopes, será o coordenador do Núcleo. “Estamos estudando que tipos de serviços iremos prestar. Existe a possibilidade, em um primeiro momento, de ajudarmos o microempreendedor e o pequeno contribuinte na declaração do Imposto de Renda, principalmente aqueles que têm dificuldade de lidar com as ferramentas oferecidas pela Receita na internet. Além disso, é possível que façamos a segunda via do CPF, que apresenta uma grande demanda, segundo o delegado. Conforme o andamento do Núcleo, deveremos ampliar as opções”, revela.

Informações sobre as graduações podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI