202404250559

Notícias

Alunos do primeiro ano de Design Digital da Uniara apresentam protótipos com soluções para problemas urbanos

Publicado em: 29/11/2016

Alunos do primeiro ano do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara foram desafiados a criar e prototipar soluções para um problema urbano. O “Projeto Ampliado” faz parte da disciplina Plástica I da graduação. As apresentações foram realizadas na última semana.

A docente do curso, Adeline Gil, explica que o” tema do trabalho foi a cocriação entre designers e outros participantes - cidadãos, usuários etc. - de um projeto que proponha uma solução para um problema urbano”.

“Para uma turma de primeira série foi uma experiência interessante, pois os próprios alunos definiram qual seria o problema a ser abordado e os métodos e técnicas para explorar o tema definido e desenvolver um protótipo ou uma prova de conceito. Desse modo, foi evidenciado o papel social do designer, principalmente nos tempos atuais em que é preciso propor mudanças de pensamento e comportamento”, ressalta.

Adelina destaca dois projetos: Selfie Security e o Radar Saúde. “O primeiro é um aplicativo de segurança, principalmente para mulheres que se sintam em perigo, tem como base a ação coletiva. Já o segundo, tem como foco o tratamento de dados para controle epidemiológico, com o benefício de informar o cidadão sobre temas relacionados à saúde”, completa.

Mais informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Projetos

Projeto: Doar-se - Alunos: Caroline Gonçalves, Franciane Dias, Mateus Gotardo e Monique Rossomano – Descrição: intuito de promover e facilitar doações, integrando pessoas e instituições.

Projeto: Nós não temos culpa – Alunos: Samuel Sales, Carol Leidiádines, Larissa Sousa, Leonardo Ramos e Elisa Onça – Descrição: visa a informar e criar uma rede colaborativa de defesa dos animais.

Projeto: Selfie Security – Alunos: Douglas Lapena, Edilson Fioramonte, Guilherme M. Costa, Hailton Junior e Ian Airon – Descrição: aplicativo de segurança, principalmente para mulheres que se sintam em perigo. Apoia-se na ação coletiva.

Projeto: Cidade Limpa – Alunos: Elvis Alexandre, Cristiane Casemiro, Marcela Claro, Marcos Noronha e Rafaela Rocca – Descrição: campanha de monitoramento cidadão com foco na infraestrutura da cidade.

Projeto: Vota Cidade – Alunos: Lincoln Alves, João Gilberto, Ivan Zana e Jonathan Vagner – Descrição: campanhas de monitoramento cidadão com foco na infraestrutura da cidade.

Projeto: Nós também temos fome – Alunos: Brenda Carolaine eGabriela Junqueira – Descrição: proposta que se insere na cultura do “faça você mesmo”. Foram criados dispositivos para armazenar e disponibilizar ração, a partir de material reaproveitado, que podem ser instalados em qualquer local, inclusive em locais públicos para alimentar animais.

Projeto: SOS trânsito – Alunos: Gustavo Napolitano, Julio Bertacini, Jovanildo Matos e Vinicius Moreira – Descrição: canal para troca de experiências sobre os locais perigosos para se transitar e informações úteis para os motoristas.

Projeto: Radar Saúde – Alunos: Paula Grecco e Gabriele Angeloni – Descrição: aplicativo com foco no tratamento de dados para controle epidemiológico, com o benefício de informar o cidadão sobre temas relacionados à saúde.

Projeto: Procurados – Alunos: Gabrielly dos Santos, Hosana Oliveira, Luiz Zague e Yuri Gonzaga – Descrição: proposta de intervenção urbana geomapeada que visa a despertar o interesse da população pela discussão política, por meio da arte.
 

 

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI