202403281829

Notícias

Professor da Uniara participa de livro sobre turismo local e sua relação com a natureza e o patrimônio

Publicado em: 11/11/2016

O professor da Universidade de Araraquara – Uniara, João Carlos Geraldo, é um dos autores do capítulo “Patrimônio cultural rural: fazendas de café do Estado de São Paulo”, do livro “A natureza e o patrimônio na produção do lugar turístico”. A obra, publicada pela editora Barlavento, está disponível para leitura e download no link https://goo.gl/IHe9wW.

“O livro tem como foco o turismo local e sua relação com a natureza e o patrimônio. Aborda como esses aspectos do espaço, que podem gerar atividades turísticas, podem produzi-lo/transformá-lo, já que o espaço geográfico sofre contínua transformação por todas as atividades humanas, principalmente as econômicas”, explica o docente, mencionando que a publicação é composta por “diversos capítulos sobre esse ‘uso’ do espaço pela atividade turística, com experiências locais, em várias regiões brasileiras e em estrangeiras”.

Ele conta que foi convidado a participar da publicação pelo fato de o capítulo ter sido escrito por uma orientanda de sua ex-orientadora, também coautora. “Como a autora principal havia utilizado minha tese em sua elaboração, por eu ter estudado algumas fazendas históricas e sua utilização na formação da renda da propriedade rural, recebi o convite. Contribuí com sugestões e inserções no texto, e também fui o responsável pala cartografia utilizada”, detalha.

Em relação à sua colaboração, Geraldo resume que foi abordada a utilização de algumas fazendas históricas - de importância significativa no que se refere ao período do café e da escravidão - no turismo histórico-pedagógico, por escolas. “A proposta principal é a de que a visitação a esses locais pode auxiliar no processo educacional, atuando como museu-vivo e proporcionando experiência/vivência prática do aluno em relação ao conteúdo didático, em situações fora da sala de aula”, finaliza.

De acordo com o site da editora - http://ebooksbarlavento.blogspot.com -, o livro “traz um conjunto de artigos que discute o turismo e suas incidências nas dinâmicas locais, tendo como pano de fundo a natureza e o patrimônio cultural como atrativos”. “A obra reúne autores de diferentes estados brasileiros que relatam experiências peculiares, porém relevantes, além de algumas experiências internacionais”, informa o endereço eletrônico.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI