202404251027

Notícias

Coordenadora do curso de Publicidade da Uniara apresenta trabalho no I Congresso de Educação PET Pedagogia, da Unesp

Publicado em: 25/10/2016

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, participará, até esta quinta-feira, dia 27 de outubro, do “I Congresso de Educação PET Pedagogia”. Ela apresentará seu trabalho, intitulado “Cultura Digital na Cultura Escolar de Nível Superior” e orientado por Vera Tereza Valdemarin, no último dia do evento, às 8h, na Faculdade de Ciências e Letras – FCL da Unesp de Araraquara.

A docente conta que o estudo, que faz parte de sua pesquisa de doutorado, “objetiva revisar as questões teóricas envolvidas no processo que nos levará a identificar as alterações do cotidiano da cultura escolar, tendo como elemento o uso de dispositivos móveis e da internet por parte dos universitários, e também apresentar os preâmbulos de construção do instrumento de coleta de dados”. O projeto de pesquisa tem aprovação da Coordenação de Pesquisa e do Comitê de Ética da Uniara desde 2014.

O trabalho, segundo a coordenadora, tem por base o desenvolvimento de estudos sobre cultura, escolar e digital, “e apresentará os primeiros apontamentos das reflexões teóricas, assim como o processo metodológico que levou à elaboração do instrumento de coleta de dados que trará os resultados almejados”.

Eduarda aponta que, a cada dia, é maior a presença de dispositivos móveis e da internet como recursos para a vida escolar e que, no mundo das novas tecnologias, “está clara a reorganização do cotidiano em que o tempo e o espaço são regidos pela velocidade, pelos computadores e sistemas de comunicação a distância, que deixaram de ser desafios e se tornaram realidade”. “Nesse tempo, as relações humanas estão diretamente envolvidas pelo trânsito de informações que tecem a sociedade e articulam a política, molduram a cultura e reestruturam a economia. Em nível superior, a tecnologia digital se torna cada vez mais presente na sala de aula, como recurso das atividades acadêmicas”, reflete.

Pensando nisso, a professora elaborou um questionário, dividido em três partes. “A primeira, identificação do aluno, investiga sobre perfis geral, de estágio e profissional, e hábitos de lazer e diversão. Em um segundo momento, perfaz as características de propriedade e uso dos dispositivos móveis e seus usos em atividades acadêmicas. Na terceira, busca as redes sociais e seus usos diários e acadêmicos”, detalha.

Como conclusão, ela menciona que “a proposta de verificar a experiência da presença dos dispositivos móveis em sala de aula e o uso por estudantes é validada pela importância que a temática assume frente à realidade da sociedade contemporânea”. “Por outra vertente, não se pode mais estudar apenas e somente com o computador como objeto de projeções em sala de aula, ou de pesquisa fora dela”, diz.

“É preciso conhecer o uso que o aluno faz do dispositivo no recinto escolar e também nas atividades escolares em geral, e conhecer os hábitos e costumes em relação a outros aparelhos. Desse modo a pesquisa trará como contribuição a verificação de uma realidade observada e vivenciada, contribuindo com as práticas pedagógicas e facilitando o entendimento entre aluno e docente, entre escola e aluno, e entre didática e tecnologia”, finaliza Eduarda.

Detalhes sobre o “I Congresso de Educação PET Pedagogia” estão disponíveis no link https://goo.gl/45eFfi. Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI