202404191238

Notícias

Seminário de Integração do curso de Medicina da Uniara começa nesta terça-feira, dia 25

Publicado em: 24/10/2016

Começa nesta terça-feira, dia 25 de outubro, a nona edição do “Seminário de Integração – SIMED”, promovido pelo curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento, direcionado aos alunos da graduação, será realizado até o dia 28, sempre das 8h às 18h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na avenida Dom Pedro II, 660, no Centro.

O coordenador da atividade e professor do curso, Luiz Roberto Basso Junior, explica que o SIMED é um evento acadêmico de integração dos alunos de Medicina com o objetivo de “estimular e desenvolver o contato dos estudantes com o processo e pensamento científicos para o aprimoramento de sua formação”.

“Haverá palestras ministradas por pesquisadores empenhados no desenvolvimento e divulgação da pesquisa científica, e um fórum com a finalidade de abordar o pronto atendimento em caso de emergências e urgências, que será coordenado pelos alunos, sob tutoria de um docente. O encontro compreenderá palestras de profissionais ligados ao tema com posterior discussão com os estudantes”, detalha o docente.

Além disso, ele lembra que será realizada uma exposição de modelos de simulação de baixo custo e fácil confecção para aquisição de habilidades no ensino. “Esses modelos foram elaborados a partir de projeto de pesquisa desenvolvido por graduandos e por docente do curso de Medicina”, comenta.

Um dos destaques do Seminário, segundo Basso Junior, serão os projetos de pesquisa desenvolvidos no campo da saúde pública, sendo que mais da metade é voltada à área. “São projetos relacionados com a epidemiologia de doenças infeciosas, metabolismo, política pública de saúde e aspectos e perfis sociais da comunidade”, explica.

O professor revela ainda que serão premiados dez trabalhos selecionados por critérios de qualidade das versões escritas e pela apresentação nos dois momentos do evento. “As premiações envolvem o apoio da Editora Artmed - Grupo A - que gentilmente nos concedeu livros de bibliografia obrigatória ou complementar, indicadas aos alunos do curso, e certificados de premiação para os melhores trabalhos apresentados”, diz.

Ao término das atividades, Basso Junior conta que será realizada uma autoavaliação do evento, com sugestões, sendo que o aluno pode, anonimamente, “descrever quais os aspectos positivos e negativos do momento, bem como sugerir ideias para a melhoria das próximas edições do SIMED”.

Neste ano, 63 trabalhos estão em desenvolvimento. “Entre eles, há 27 revisões bibliográficas, 28 projetos de pesquisa, sete relatos de caso e um estudo etnográfico. Além desses, serão apresentados mais dez trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina de ‘Metodologia Científica’”, finaliza o coordenador.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI