202403290219

Notícias

Evento voltado ao Outubro Rosa conta com participação de ligas do curso de Medicina da Uniara

Publicado em: 20/10/2016

O evento promovido pela Unimed, em celebração ao Outubro Rosa, e que contará com a participação de quatro ligas do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, continua nesta sexta-feira e neste sábado, dias 21 e 22 de outubro, no Salão Nobre da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro) e no Parque Infantil, respectivamente. As atividades, gratuitas e abertas à comunidade, tiveram início no dia 17, na Unip.

Nesta sexta, dia 21, a ginecologista Marcia Fuzzaro Cardial ministra a palestra “Tumores de ovário, útero e mama”, às 19h30. Para este dia, é preciso fazer inscrições pelos telefones (16) 3303-1590 ou (16) 3303-3918, ou pelos e-mails laoma.uniara@gmail.com ou renatabortolossi@unimedara.com.br.

A presidente da Liga Acadêmica de Oncologia Medicina Araraquara – LAOMA, Isabela Fernandes, menciona que, no sábado, dia 22, serão realizadas uma caminhada no Parque Infantil e diversas outras atividades, “como alongamento, automaquiagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exposição de trabalhos e dicas de como usar lenços, com alunos do curso de Design de Moda da Uniara”.

Na ocasião, ela conta que a LAOMA fará orientações sobre a prevenção de câncer de mama e o autoexame. “Já a Liga de Saúde da Mulher dará informações sobre prevenção e saúde da mulher; por sua vez, a Liga de Radiologia falará sobre a mamografia, com algumas instruções sobre o exame e quando deve-se procurar ajuda, e com explanações sobre os medos que as mulheres têm, e a Liga de Saúde Mental vai trabalhar a questão da depressão da mulher, o diagnóstico do câncer e como a família lida com o paciente doente. As quatro ligas trabalharão em conjunto”, diz.

De acordo com a estudante, muitas mulheres têm receio de procurar uma assistência quando há uma alteração na mama. “Quando tomamos conhecimento, o caso já está muito avançado. Portanto, é importantíssimo a prevenção da doença”, alerta.

Como prevenção, Isabela aponta que a mulher precisa se conhecer e fazer autoexame das mamas todo dia 15 do mês. “Ao sair do banho, pode olhar no espelho e ver a simetria das mamas, se há alguma lesão, se a pele está repuxada, se há algum carocinho ou uma retração, se o mamilo está retrovertido, ou seja, para dentro, enfim, analisar todas as possíveis alterações e procurar o auxílio médico”, ressalta.

É importante também, segundo ela, estimular hábitos de vida saudáveis, como não fumar e nem tomar bebida alcoólica, “pois são fatores que influenciam demais no desenvolvimento da doença”. “Há muitas mulheres que, quando estão na menopausa, querem fazer reposição hormonal, mas isso é muito prejudicial. Há ganhos, mas são poucos quando comparados aos prejuízos que isso causa”, comenta.

O evento é uma atividade de extrema importância para a comunidade, na opinião da presidente da LAOMA, “porque propicia às mulheres não somente o estímulo para se ter vida saudável, mas para evitar a doença”. “O câncer de mama é o tumor que mais acomete mulheres em todo o mundo. Quanto mais cedo conseguirmos atuar na doença, melhor é o prognóstico da paciente e maiores são as chances de cura. É muito importante o diagnóstico e, mais ainda, a prevenção”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI