202404190812

Notícias

Integrantes do grupo de pesquisa BioPolMat da Uniara participam de workshop voltado a empreendedorismo

Publicado em: 27/09/2016

As integrantes do Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Andréia Bagliotti Meneguin, Taís de Cássia Ribeiro e Ana Beatriz Viale, participarão de um workshop voltado ao empreendedorismo, o “Entrepreneurship Workshop for Scientists and Engineers”. O evento será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, em São Paulo.

Andréia explica que se trata da versão nacional de um curso ministrado nos Estados Unidos, destinado a estudantes, cientistas e engenheiros da América do Sul “que estão interessados na obtenção de competências empresariais para comercializar suas ideias e invenções científicas”. “O workshop será composto de palestras de oradores nacionais e internacionais, estudos de caso, discussões em grupo e dinâmicas relacionadas à comercialização de produtos”, completa.

Ela detalha que alguns dos tópicos abordados incluirão a avaliação de valores e oportunidades, a propriedade intelectual - PI, noções básicas do processo de patenteamento, gestão de PI e proteção de PI global, os fundamentos do plano de negócios, invenção de produtos, prazos e processos.

“A academia gera muito conhecimento que, ainda nos dias de hoje, é subaproveitado devido ao distanciamento entre universidade-empresa, além de uma pequena parcela do conhecimento ser convertido em benefícios empresariais e pessoais. Com esse curso, nós, integrantes do BioPolMat, esperamos desenvolver habilidades empreendedoras que levem a uma aproximação/interação universidade/empresa, bem como aos caminhos necessários para que as soluções por nós desenvolvidas passem da bancada para o mercado”, comenta Andréia.

Como destaque, ela menciona que a atividade foi divulgada em toda a América do Sul, porém, devido ao custeio financeiro limitados, os inscritos foram avaliados segundo critérios preconizados pelos organizadores, tais como habilidades empreendedoras, nível de conhecimento em inglês e cartas de recomendação. “Após incentivo do professor Hernane Barud, um dos líderes do BioPolMat, fizemos nossas inscrições, fomos selecionadas e contempladas com o custeio total das despesas - viagem, alimentação e hospedagem”, alegra-se.

Detalhes sobre o “Entrepreneurship Workshop for Scientists and Engineers” estão disponíveis no link https://goo.gl/u96fdM. Informações sobre o BioPolMat podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI