202404242034

Notícias

Ensino a distância da Uniara apresenta três trabalhos em simpósio internacional nesta terça, dia 27

Publicado em: 26/09/2016

Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, três trabalhos do Ensino a Distância – EAD da Universidade de Araraquara – Uniara serão apresentados, em forma de pôsteres, no Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - SIED:EnPED, promovido pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, local do evento, que tem como tema “Formação, Tecnologias e Cultura Digital”.

O coordenador do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD da Uniara, Edmundo Alves de Oliveira, e a coordenadora Pedagógica do NEAD, Mônica Pereira, são os autores do trabalho “Gestão da Educação a Distância: O Caso da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário de Araraquara (Uniara)”. 

“A ideia é compartilhar a experiência da Universidade na pós-graduação latu sensu, na modalidade a distância. Nosso subgrupo é a ‘Gestão e Institucionalização do EAD: Estratégias e Desafios’. A proposta é apresentar um pouco da gestão da pós-graduação a distância da instituição, contanto um pouco do histórico de como isso foi acontecendo, e como pensar nessa gestão e em como é trabalhada, sabendo que atuamos em mais de vinte áreas de conhecimento”, explica Mônica.

Ela coloca que a própria gestão da educação a distância é uma área que precisa ser explorada. “É bastante interessante que foquemos na questão, para pesquisas e estudos”, completa a docente, destacando que o evento do qual participará ao lado de Oliveira é “bastante relevante para a modalidade e, portanto, muito importante que estejamos envolvidos, apresentando nossa instituição”. “Também é uma forma de termos contato com outros pesquisadores e de compartilhar nossas experiências, visando sempre à melhoria dos trabalhos desenvolvidos na modalidade, além do crescimento dos cursos”, observa.

Oliveira menciona que a aprovação em um evento como o SIED:EnPED é difícil. “No entanto, tivemos três trabalhos aprovados. Será a participação do EAD da Uniara em um encontro muito importante. Isso mostra a qualidade de nossa pesquisa e que nossa experiência está sendo bem proveitosa e frutífera”, avalia.

Já o trabalho “A Contribuição da Educação a Distância como Instrumento de Formação Profissional no Desenvolvimento Territorial”, orientado pela professora Janaína Florinda Ferri Cintrão e co-orientado pelo professor Juliano José Corbi, é de autoria do gestor de marketing do Departamento de Pós-graduação, Rodrigo Augusto de Freitas, e do assessor de Planejamento Estratégico da Uniara e doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - DTMA, Ricardo Arruda Mauro.

“O estudo analisa o perfil dos alunos egressos dos cursos de pós-graduação da Uniara, considerando as contribuições para o desenvolvimento territorial e suas atividades locais. Para isso, analisa-se a melhoria de vida, a formação profissional e suas características”, detalha Freitas.

Participar do SIED:EnPED, segundo ele, “é uma boa oportunidade de mostrar um pouco dos projetos da Uniara, interagir com outros pesquisadores e conhecer pontos de vista diferentes, além de levar o nome da instituição”.

A terceira pesquisa, intitulada “Educação a Distância: Contribuições da Modalidade para o Desenvolvimento Territorial”, também conta com autoria de Mauro e de Freitas, orientados pelos mesmos docentes. “O objetivo é discutir em que medida a educação a distância pode contribuir para desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo. Para isso, a intenção é identificar se essa modalidade pode proporcionar uma qualificação empreendedora; constatar se o capital humano mais qualificado tem maior capacidade de empreender, e compreender como as pessoas qualificadas pela educação a distância estão envolvidas com projetos que promovam o desenvolvimento em seus territórios”, detalha Mauro.

Informações sobre os cursos de pós-graduação a distância da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o evento da UFSCar estão disponíveis no endereço www.sied-enped2016.ead.ufscar.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI