202404232042

Notícias

Ciclo de Estudos Políticos da Uniara conta com palestra de juiz eleitoral e propostas de governo dos candidatos à prefeitura

Publicado em: 16/09/2016

O “Ciclo de Estudos Políticos – Eleições 2016”, promovido pelo Centro de Pensamento Político da Universidade de Araraquara – Uniara, trouxe ao auditório principal da instituição os candidatos à prefeitura da cidade, que expuseram seus planos de governo e responderam perguntas dos presentes. O evento, que também contou com uma palestra com o juiz eleitoral, doutor Rogério Bellentani Zavarize, foi realizado entre os dias 12 e 15 de setembro.

A coordenadora do Centro de Pensamento Político, Inayá Bittencourt e Silva, conta que a iniciativa é antiga. “A cada dois anos, promovemos o Ciclo. A programação transcorreu sem problemas e os alunos se interessaram bastante e fizeram diversas perguntas, o que é muito importante, pois queremos que comecem a se interessar pelo assunto ‘política’ e que questionem”, comentou.

Embora nem todos os estudantes fossem de Araraquara, ela aponta que a atividade serve de exemplo para as cidades onde moram e destaca que a disciplina que leciona – “Realidade Socioeconômica Política Brasileira” – fala sobre atualidade no cenário político. “Acredito que essa iniciativa venha ao encontro disso, pois discutiu-se o que acontece no cenário político municipal”, disse.

A primeira noite do evento contou com uma palestra do meritíssimo Juiz Eleitoral da Zona 239 da Comarca de Araraquara, doutor Rogério Bellentani Zavarize. “É muito importante a iniciativa e, mais importante, é o fato de serem reunidos vários cursos de graduação – Direito, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Isso dá uma tônica diferente, uma interdisciplinaridade que é muito relevante. Os alunos tiveram condição de conhecer as propostas dos candidatos, o que é importante para a consolidação da democracia”, salientou o convidado.

Como conselho, ele sugere prestar atenção não somente nas propostas, mas também “examinar a vida pregressa do candidato, sua vida pessoal, empresarial/comercial, e verificar o que fez até hoje e o que pode, de fato, agregar para o serviço público com sua experiência”. “As pessoas estão um pouco descrentes da política. É uma realidade que vemos em todos os municípios. (O cenário) está muito conturbado e isso se reflete nesse desinteresse da juventude. Isso precisa ser revertido, porém, é uma questão de tempo”, acredita o Juiz.

Ele lembra que a sociedade brasileira ainda é muito nova. “Se pensarmos na República, temos menos de 130 anos. Em termos de história, é um período pequeno. A democracia se aperfeiçoa com o passar do tempo, com boas leis e boas pessoas, e isso sempre irá passar pela educação”, finaliza.

Na terça-feira, dia 13 os candidatos Edinho Silva (PT) e Nino Mengatti (PSB) participaram do Ciclo; na quarta-feira, dia 14, foi a vez de João Farias (PRB) e Edna Martins (PSDB) e, nesta quinta, dia 15, Aluisio Braz (Boi) (PMDB) e Celio Peliciari (PSOL) encerraram o evento.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI