202403290958

Notícias

Aluna de Odontologia da Uniara analisa incorporação do enxerto ósseo bovino em humanos, em duas diferentes granulações utilizadas em cirurgias de elevação de seio maxilar bilateral

Publicado em: 25/08/2016

A aluna do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Suzana Clésia Silvério do Nascimento, dará início a um estudo que visa a “avaliar, em humanos, a incorporação do enxerto ósseo bovino (BIO-OSS®) em duas diferentes granulações utilizadas em cirurgias de elevação de seio maxilar bilateral”. O projeto, orientado pelo professor Rafael Silveira Faeda, foi um dos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição.

Em seu estudo, intitulado “Avaliação histológica, histométrica e imuno-histoquímica de tecido ósseo bovino em duas diferentes granulações utilizado como enxerto para elevação do assoalho de seio maxilar em humanos”, Suzana comenta que o uso de biomaterias, dentre os de origem bovina, tem aumentado nos últimos anos, e sua utilização é indicada na ausência de osso do próprio indivíduo.

“Para a pesquisa, serão avaliados pacientes, sendo que em um dos lados serão realizados enxertos de menor granulação e, do outro, enxertos de maior granulação, dos quais serão removidos biópsias do tecido ósseo após oito meses, no momento da reabertura desses enxertos para a instalação dos implantes, e análise do tipo e da qualidade dos tecidos neoformados, e da proporção de osso neoformado em relação à granulação do material empregado com o enxerto”, detalha a estudante.

Ela menciona que, “diferentemente de boa parte dos substitutos ósseos, o tecido natural bovino teve seu potencial osteocondutor cientificamente comprovado ao longo dos últimos anos por trabalhos, que abordam diferentes situações clínicas, como alvéolos por extração, regeneração horizontal e vertical do rebordo, e elevação de seio maxilar, entre outras”.

Para Suzana, ser contemplada com a bolsa PIBIC/CNPq “é uma satisfação imensa”. “É importante para minha iniciação científica, meu currículo profissional, minha carreira e meu futuro consultório. Atribuo e agradeço minha conquista a todos os envolvidos na realização desse projeto, em especial ao meu orientador, professor Rafael Silveira Faeda, pela paciência, apoio e incentivo”, finaliza.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI