202404190938

Notícias

Uniara promove palestra sobre leis de Newton e acidentes de trânsito

Publicado em: 24/08/2016

O Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Universidade de Araraquara – Uniara promove a palestra “Leis de Newton e Acidentes de Trânsito” no dia 5 de setembro, às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na avenida Dom Pedro II, 660, no Centro. A atividade, direcionada aos alunos das áreas de humanas e sociais, e a demais interessados, será ministrada pelo professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe, Marcos Antonio Couto dos Santos.

O chefe do Departamento, Mivaldo Messias Ferrari, conta que o docente fez uma pesquisa, que tem apresentado em diversas partes do país. “O problema do trânsito é evidente e tem se tornado um transtorno para a sociedade. O que o professor faz é uma comparação com as guerras, sendo que o trânsito tem matado mais do que guerras, e a motocicleta tem contribuído muito para o aumento de acidentes. É preciso alertar a população de uma forma contundente para que tome mais cuidado”, ressalta Ferrari.

O estudo de Santos aponta que, nos últimos quatro anos, houve mais de 40 mil mortos por ano em acidentes de trânsito no Brasil. “Especificamente em 2013, foram 57 mil vítimas fatais. Na guerra do Iraque houve, em números oficiais, aproximadamente 200 mil mortos, sendo que ela durou cerca de sete anos. Isto significa menos de 30 mil mortos por ano em uma guerra. Ou seja, nosso trânsito está matando mais do que uma guerra. Ou, era mais provável sair à rua e voltar vivo para casa durante a guerra do Iraque, do que no trânsito brasileiro. Os acidentes envolvendo motocicletas vêm contribuindo para o aumento de acidentes fatais, principalmente depois do aquecimento das vendas desses veículos automotores sobre duas rodas. Daí a importância de uma política incisiva, voltada para a educação de uma maneira geral e, particularmente, de uma educação dedicada a mudar o comportamento dos condutores de veículos”, aponta a pesquisa do professor.

Na palestra, ainda de acordo com o estudo, “as leis de Newton serão usadas para mostrar os efeitos de colisões, e uma experiência simples de queda livre será usada para exemplificar esses efeitos, mesmo que as velocidades relativas sejam baixas”.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI