202404200425

Notícias

Feira de produtos orgânicos da Uniara é opção para adquirir alimentos saudáveis

Publicado em: 18/08/2016

Na última terça-feira, dia 16 de agosto, diversos agricultores juntamente com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA e o Núcleo de Estudo e Extensão em Agroecologia – NEEA da Universidade de Araraquara – Uniara realizaram o primeiro dia da feira de produtos orgânicos, que será promovida sempre as terças-feiras, das 16h às 21h, na unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa.

O pesquisador do Programa de Pós-graduação em DTMA e pós-doutorando, Henrique Carmona Duval, conta que “a feira é resultado de um trabalho de extensão universitária realizado na Uniara, que a coloca como pioneira neste campo de conhecimento com retorno social”. “As pessoas que visitaram elogiaram muito a iniciativa e destacaram que falta esse tipo de feira na cidade”. “Sentimos que haverá uma busca cada vez maior por informação e por alimentos sem agrotóxicos”, ressalta.

Como destaque, Duval menciona que se trata da primeira feira de produtos orgânicos/agroecológicos de Araraquara. “É uma conquista para a cidade. Um espaço de conscientização ambiental e de prática de alimentação saudável. Mas envolve outros pilares da sustentabilidade, como o comércio justo, o estreitamento entre produtores e consumidores e um trabalho social de valorização dos nossos agricultores familiares, que possuem uma concepção diferenciada sobre a terra e os recursos naturais. Para muitos deles, a terra não é mercadoria, pois é lá que eles moram e trabalham. É a partir dessa constatação que temos trabalhado a agroecologia”, completa.

De acordo com o pesquisador, hortaliças, legumes e frutas da época serão comercializados com mais regularidade. “Mas queremos aos poucos ampliar as opções para produtos processados como doces, pães e bolos feitos com ingredientes orgânicos, além de grãos como milho e feijão, e também avançar na regularização da produção de origem animal, como queijo, manteiga, requeijão, ovos, galinha caipira etc. Acreditamos que novos produtores poderão se interessar em participar e aumentar a diversidade de produtos orgânicos a serem comercializados na feira”, avalia.

Além da comercialização, outro objetivo citado por Duval é que a feira seja também um espaço para a troca de conhecimentos e atividades culturais, “como troca de sementes e promoção de atividades sobre agroecologia, saúde e alimentação saudável, consumo sustentável, enfim, um espaço para circulação de informações desses temas tão importantes e atuais em nossa sociedade”.

Informações sobre a Feira de Produtos Orgânicos da Uniara podem ser obtidas no endereço https://goo.gl/SFn2yo (Facebook).

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI