202403281751

Notícias

Aluno de Engenharia Civil da Uniara pesquisa métodos dos elementos finitos para determinação das tensões e deformações em estruturas de concreto

Publicado em: 17/08/2016

O estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Alexandre Gallo Pinheiro, está desenvolvendo a pesquisa “Métodos dos elementos finitos para determinação das tensões e deformações em estruturas de concreto”, orientada pelo professor José Eduardo Quaresma. O projeto foi contemplado com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp.

“O trabalho propõe a utilização de ferramentas computacionais - programas computacionais - e pedagógicas - revisão bibliográfica - para o ensino das disciplinas de estruturas e concreto armado, como subsídio na manipulação e aplicação de aspectos teóricos. De uma forma geral, o estudo consiste na aplicação de um método numérico (matemático) chamado ‘Método dos Elementos Finitos – MEF’, para analisar o comportamento das estruturas de concreto”, explica o aluno, mencionando que ele, seu orientador e a Uniara “preconizam a utilização da ferramenta computacional apenas após a abordagem de elementos teóricos e constitutivos, necessários para uma compleição na construção do conhecimento por parte dos alunos”.

Pinheiro destaca que os programas computacionais “vêm completar de maneira dinâmica as atividades dadas em sala de aula, aumentando e melhorando o conhecimento e, principalmente, capacitando o aluno na compreensão da teoria e dos problemas estruturais”. “Desse modo, o aluno poderá testar e ampliar seus conhecimentos, verificando se a estrutura irá resistir aos esforços aplicados a ela, isso é, para quaisquer solicitações aplicadas ao modelo estrutural estudado”, completa.

O aluno relata que o estudo já está em desenvolvimento. “Estamos parametrizando um projeto arquitetônico de um edifício de sete pavimentos, em terceira dimensão (3D). O prédio em questão será desenvolvido em paredes monolíticas de concreto armado. Não temos ainda os dados de simulação numérica, pois ainda estamos envolvidos na revisão bibliográfica e também na parametrização do modelo”, explica.

Com a pesquisa, o estudante espera que a ferramenta seja utilizada pelos setores públicos na otimização de estruturas de concreto armado, “para desempenho das habitações sociais, seja tanto na qualidade, quanto na economia”.

Para ele, ser contemplado com a bolsa Funadesp representa uma grande conquista pessoal. “Esse será o primeiro degrau para que eu alcance o sucesso profissional e acadêmico. Como também, poderá trazer melhorias para os métodos construtivos e agregar conhecimento a todos”, aponta.

Orgulhoso, Pinheiro agradece ao seu professor e orientador Quaresma, “que fez com que toda essa conquista de sucesso se tornasse possível”. “Quero agradecer também a Uniara, pela estrutura fornecida para o trabalho, bem como por ter me concedido uma bolsa de estudos como essa”, finaliza.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI