202404250035

Notícias

Ciclo de palestras sobre patrimônio e ambiente promovido pela Uniara e pela Fundação Araporã continua com inscrições abertas

Publicado em: 27/07/2016

Continuam abertas as inscrições para o ciclo de palestras “Educação Patrimonial no Brasil: realidades e desafios” e para as duas oficinas voltadas a questões indígenas e à arqueologia, promovidos pela Fundação Araporã, em parceria com o curso de Direito e com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara – Uniara. As atividades, gratuitas, serão realizadas nos dias 10 e 11 de agosto, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (unidade I da Uniara), localizado na avenida Dom Pedro II, 660, no Centro.

A coordenadora de Educação Patrimonial da Fundação Araporã, Dulcelaine Lucia Lopes Nishikawa, conta que as palestras terão como temas o patrimônio e o ambiente. “A intenção é abordar um pouco as mudanças da legislação ambiental e como a questão da educação patrimonial se insere nesse momento em que a legislação de licenciamento ambiental está se alterando”, explica.

A primeira palestra, ministrada no dia 10, das 19h30 às 21h30, é intitulada “O Patrimônio Cultural Arqueológico como direito fundamental: Natureza Jurídica, limites e competências”, e contará com os professores Tobias Vilhena de Moraes e Adhemar Ronquim Filho, sob mediação do doutor Robson Rodrigues. “Será discutida essa alteração da legislação ambiental e no que isso implica em relação à preocupação com o patrimônio histórico-cultural. O professor Tobias falará um pouco sobre qual é a política de preservação do patrimônio e como é inserida nesse debate da legislação ambiental”, detalha Dulcelaine, mencionando que, dentro da legislação ambiental, está previsto que sejam feitos estudos de impacto dos patrimônios histórico, cultural e arqueológico.

“No entanto, está prevista também uma alteração nessa legislação, que está sendo votada, em que não serão preciso fazer os licenciamentos ambientais do estudo e o relatório do impacto ambiental. Se a alteração for aprovada, será uma problemática, pois a questão de preservação do patrimônio arqueológico e cultural está diretamente inserida dentro da questão do licenciamento ambiental. É uma discussão importante”, ressalta a coordenadora.

No dia 12 de agosto, também das 19h30 às 21h30, será a vez da palestra “Patrimônio material e imaterial: Saberes e fazeres das comunidades tradicionais”, ministrada pelas professoras Silvia de Carvalho, Dulce Whitaker, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e Valquíria Tenório, e mediada pela doutoranda Thauana Paiva de Souza Gomes. Como o título já revela, “será discutido o que é patrimônio material e imaterial”.

As inscrições para as palestras devem ser efetuadas na coordenação do curso de Direito, localizada na rua Carlos Gomes, 1338, no Centro, ou na Fundação Araporã, na avenida Prudente de Morais, 1258, também no Centro.

Oficinas

As oficinas “Diversidade Étnica e representação gráfica: povos indígenas em São Paulo” e “Arqueólogo por um dia” serão ministradas, respectivamente, pela professora Talita Mara Catini e por Dulcelaine, nos dias 10 e 11, das 14h às 17h. Na primeira, “os participantes poderão conhecer um pouco da diversidade indígena dentro do estado de São Paulo e as questões do grafismo, da pintura e da cultura indígena”; a segunda “traz um kit didático com o qual as pessoas podem experimentar uma proximidade com a arqueologia e tirar suas dúvidas sobre a profissão”.

O coordenador dos cursos de extensão em Direito da Uniara, Fernando Rugno, aponta que a graduação estabeleceu a parceria com a Fundação Araporã em março e ressalta que o tema está ligado ao Direito Ambiental. “A intenção é levar conhecimento aos alunos, para que saibam mais sobre arqueologia e questões indígenas e de etnias”, diz.

Para as oficinas, os interessados devem se inscrever até o dia 7 de agosto pelo e-mail gep.fundacaoarapora@gmail.com, informando o nome completo, a idade, a ocupação, o endereço e o motivo pelo qual se interessou por participar.

Informações sobre a Fundação Araporã podem ser obtidas no endereço http://fundacaoarapora.org.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI