202403290357

Notícias

Estudante de Pedagogia da Uniara desenvolve pesquisa que aborda dificuldades no processo de alfabetização

Publicado em: 25/07/2016

A estudante do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jacqueline Helene Ventura Martins, começou a desenvolver o estudo “Buscando alternativas metodológicas para um escolar com dificuldades no processo de alfabetização”, orientado pela professora Dirce Charara Monteiro.

Jacqueline conta que sua pesquisa, que foi contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição, tem por objetivo principal o enfrentamento das dificuldades no processo de alfabetização, por parte de um aluno que se encontra defasado em relação a seus colegas de classe. “Para isso, procurarei inicialmente identificar alguns fatores dessas dificuldades e buscar alternativas metodológicas para auxiliar esse estudante a adquirir a linguagem escrita e se tornar um leitor”, explica.

Em sua avaliação, para se tornar um cidadão ativo e participante, é fundamental adquirir a capacidade de leitura e escrita. “Nesse sentido, colaborar para auxiliar um aluno com dificuldades no processo de aquisição da escrita e da leitura é contribuir para isso. Daí a relevância desse projeto”, destaca.

A leitura da fundamentação teórica, que a ajudará a analisar e discutir os dados levantados, já foi iniciada. “O aluno também já foi selecionado: ele está na primeira série do ensino fundamental, com seis anos completos, é morador de um assentamento local, não tem noção nenhuma do alfabeto, sabe apenas identificar os números até dez e pertence a uma é família de baixa renda”, revela Jacqueline.

Com o estudo em fase inicial, ela comenta que realizou parte de seus estágios com o estudante, verificando as suas dificuldades, mas que ainda não aplicou nenhuma metodologia específica para enfrentar essas dificuldades. “Pretendo dar continuidade à pesquisa, desenvolvendo materiais motivadores e eficazes para esse aluno. Como ele é um discente de inclusão, meu trabalho será tentar fazer com que atinja o mesmo patamar das demais crianças de sua classe”, diz.

Ser contemplada com a bolsa deixou Jacqueline “imensamente lisonjeada”. “Tenho que me empenhar para o bom êxito do meu trabalho”, finaliza.

Informações sobre o curso de Pedagogia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI