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Trabalho de ex-aluno de Sistemas de Informação da Uniara será apresentado na Escócia

Publicado em: 22/07/2016

O trabalho do ex-aluno do curso de Sistemas de Informação da Universidade de Araraquara – Uniara, André Luiz Franco Severo, será apresentado por sua coautora, a doutoranda em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Renata Fantini, na “International Society for Music Education – ISME Conference”, em Glasgow, na Escócia. O evento será realizado entre os dias 24 e 29 de julho.

O estudo, intitulado “Android Aplication for Melodic Perception Evaluation” (“Sons Aplicativo para Sistema Android: Uma contribuição à área da Educação Musical”) e orientado pelo professor Marcus Rogério de Oliveira, consiste em um game criado pela dupla e desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Severo. “A intenção é que esse jogo seja uma ferramenta auxiliar para o educador musical que desejar conhecer minimamente algumas habilidades básicas musicais de crianças de cinco e seis anos. Ele não tem o objetivo de ser uma ferramenta exclusiva de avaliação musical, já que somente a observação de um conjunto de diversas habilidades e outros comportamentos musicais e expressivos é que podem dar indícios mais precisos sobre o estágio de desenvolvimento musical do aluno. Seu propósito é criar condições para se conhecer a percepção melódica dessas crianças”, explicam os autores.

O desenvolvimento abrangeu conhecimentos específicos das áreas de educação musical e de sistemas de informação, “resultando em uma ferramenta muito útil para a primeira área”. “Sua parte inicial foi constituída de uma revisão para se conhecer as reais necessidades da área e, em seguida, começou-se o desenvolvimento do aplicativo, utilizando o sistema operacional Android, escolhido devido à sua simplicidade e facilidade para gerenciar cada criança no teste aplicado, além de ser acessível à população em geral”, detalham.

“Os estudos mostram que a percepção de altura e ritmo é crucial para o desenvolvimento da cognição musical. Assim, esse jogo apresenta as tarefas de percepção melódica elaboradas e utilizadas por Caroline Brendel Pacheco* em sua dissertação, no intuito de contribuir para o trabalho de educadores e pesquisadores na área de educação musical”, ressaltam André e Renata.

A pesquisa, segundo eles, tem carácter exploratório e vem sendo feita em ambientes escolares. “Espera-se que isso nos permita encontrar as limitações do aplicativo para então ampliar o teste também em sua versão rítmica. Esperamos ter contribuído com a indicação de um caminho em que a Tecnologia de Informação - TI serve como um instrumento para implementar outras áreas do conhecimento, sobretudo a da educação infantil, que se ressente de maiores recursos tecnológicos”, comentam.

Ter o projeto selecionado na “ISME Conference” é motivo de orgulho para os dois. “A área de educação, especialmente em sua modalidade infantil e na especialidade de música no Brasil, carece de ferramentas que viabilizem as pesquisas e as práticas em campo. A aceitação desse trabalho permite que essa ferramenta seja divulgada de forma a alcançar outras localidades que também carecem desse recurso. Além disso, coloca-nos em uma posição privilegiada de representar o Brasil na área científica”, declaram Severo e Renata, que esperam que o estudo também possa servir de estímulo a novas parcerias entre os profissionais da área de Educação, de Educação Musical e de TI.

O coordenador da graduação, Rodrigo Daniel Malara, parabeniza a seleção do trabalho na conferência. “Sem dúvida é uma conquista do aluno ter um trabalho seu publicado em um evento internacional. Os processos de seleção são difíceis e isso demonstra a capacidade dos alunos formados pela Uniara”, finaliza.

Informações sobre o curso de Sistemas de informação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Para saber mais sobre a ISME Conference, o endereço é o www.isme.org/events/isme-world-conference-2016.

 

 

*PACHECO, C. B. Habilidades musicais e consciência fonológica: um estudo correlacional com crianças de 4 e 5 anos de Curitiba. 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Música). – Setor de Ciências Humanas , Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

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