202404231121

Notícias

Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec da Uniara divulga linhas de pesquisa dos estudantes de pós-graduação em Biotecnologia

Publicado em: 27/06/2016

O “1º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, contou com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Iniciação Científica do Programa, a fim de divulgar suas linhas de pesquisa existentes. O evento foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho, na unidade II da instituição.

A pesquisadora e docente do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA da Uniara, Flávia Aparecida Resende, comenta que o fórum foi aberto a toda a Uniara como intuito de divulgar o grupo de pesquisa. “Quisemos mostrar que as portas estão abertas. O programa conta com professores e orientadores de diversas áreas”, diz.

Para os estudantes, a intenção foi proporcionar maior envolvimento em seus projetos, segundo ela. “Como tiveram que apresentá-los, de forma oral, eles precisaram estudar e se envolver, para saberem o que seria na prática e como isso pode servir para uma aplicação clínica, por exemplo, ou como podem levar esses projetos para a comunidade”, explica.Além disso, Flávia aponta que, com as atividades, os alunos poderiam se inteirar com outras linhas de pesquisa. “Por exemplo, uma pessoa que trabalha com Medicina Regenerativa, quando assiste a uma palestra ou a uma apresentação da Química Medicinal ou de Biopolímeros, pode questionar onde aquele trabalho pode se encaixar no seu. Poderia haver alguma colaboração? Existe alguma interação entre as linhas de pesquisa? De que forma é possível uma contribuição?”, observa.

De acordo com Flávia, a divulgação do grupo foi bem sucedida. “O mais interessante é que foram feitas várias discussões, não só dos orientadores, mas também entre alunos de outras áreas, no sentido de tentar adquirir mais conhecimento. Os alunos de mestrado e doutorado do grupo participaram como uma comissão julgadora e, após a avaliação de vários critérios, foram selecionados os melhores trabalhos apresentados e cada linha, sendo um de Medicina Regenerativa, um de Engenharia de Produção, um de Química Medicinal e um de Biopolímeros, de modo a incentivar cada vez mais nossos estudantes. Eles estão obtendo um diferencial para o mercado de trabalho, com um amadurecimento tanto científico quanto acadêmico”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI