202404180143

Notícias

Conferência promovida pela Pós-Graduação em Biotecnologia da Uniara aborda programas de inovação a FAPESP

Publicado em: 27/06/2016

Na conferência “PIPE e PITE – Programas de Inovação da FAPESP”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, o professor titular do Instituto de Química - IQ/USP/SP e coordenador de área PIPE-FAPESP, doutor Lúcio Angnes, falou um pouco sobre sua trajetória e explicou o que são a Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE e o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica – PITE. A atividade foi realizada nesta sexta-feira, dia 24 de junho, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da Uniara.

“PIPE é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP com a função de incentivar o crescimento de pequenas empresas. É um programa de inovação que busca estimular essas empresas a criar novos produtos, melhorar outros e possibilitar sua concorrência com aqueles que já estão no mercado”, esclarece Angnes.

Já o PITE, de acordo com ele, é voltado ao desenvolvimento industrial, juntamente com a universidade. “Por exemplo, uma empresa tem um problema que precisa ser resolvido. Ela ‘descobre’ alguém na instituição de ensino que tem o conhecimento para sanar isso. Eles fazem um acordo e desenvolvem um projeto que será submetido à FAPESP. Aprovado um orçamento, por exemplo, de dois milhões de reais, a Fundação investe um milhão e a empresa, um milhão também. Todos ficam satisfeitos: a pesquisa dessa empresa é realizada pela metade do custo, a FAPESP incentiva a pesquisa no estado também pela metade do custo, e o pesquisador recebe verba para fazer seu trabalho evoluir”, destaca o docente.

Compartilhar o conhecimento acadêmico é de extrema importância, em sua opinião. “Hoje, vemos pouco conteúdo aplicado diretamente em colaboração com empresas. Vejo que as possibilidades podem ser muito maiores. Ainda estamos caminhando no sentido de otimizar essas possibilidades e de transmitir todo esse conhecimento que se cria nas instituições de ensino, algo que, às vezes, não é transferido para as empresas”, finaliza Angnes.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI