202404190846

Notícias

Engenharia Elétrica da Uniara promove visita técnica à usina de Itaipu e a Furnas

Publicado em: 24/05/2016

A visita técnica à usina hidrelétrica de Itaipu e à subestação conversora de Furnas-Eletrobrás, no Paraná, promovida pelo curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, será realizada no dia 1º de junho. O ônibus partirá da unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. Restam poucas vagas, oferecidas a quaisquer interessados.

O coordenador da graduação, Cristiano Minotti, conta que a viagem a Foz do Iguaçu é vinculada à disciplina “Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica – GTD”. “É uma atividade complementar do curso que tem como objetivo que o aluno complemente conhecimentos e conheça a maior geradora de energia hidrelétrica do mundo em funcionamento atualmente, bem como o sistema de conversão de corrente alternada em contínua de Furnas”, explica.

A necessidade desse sistema se dá pela diferença entre o padrão nacional e o paraguaio. “Ele existe em virtude do acordo inicial de Itaipu, no qual Brasil e Paraguai só podem comercializar a energia gerada excedente entre si, mas o sistema elétrico brasileiro é de 60Hz e o paraguaio de 50Hz. Faz-se necessária a conversão de frequência, tendo em Foz o primeiro estágio desse processo de conversão. O estágio final ocorre em Ibiúna, em São Paulo, onde a corrente contínua vinda de Foz é convertida em corrente alternada de 60Hz, apropriada para o consumo brasileiro”, esclarece o docente.

Após a partida de Araraquara no dia 1º de junho, a previsão é de que a visita à usina hidrelétrica de Itaipu seja realizada no dia 2. “No dia 3, iremos à subestação conversora de Furnas-Eletrobrás. A tarde e a noite são livres para conhecerem o Paraguai e a Argentina. Finalmente, no dia 4, iremos às Cataratas do Iguaçu. A saída de Foz está marcada para o mesmo dia”, detalha Minotti.

Os interessados devem se inscrever na secretaria da unidade IV da Uniara. A viagem, que inclui translado até as Cataratas, ida a Itaipu e a Furnas, dois dias hospedagem e três cafés da manhã, tem o valor de R$ 365,00, que pode ser pago na tesouraria da unidade IV.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI