202404232236

Notícias

Professores de Design Digital e Jogos Digitais da Uniara participam de evento internacional, na UFSCar

Publicado em: 24/05/2016

Na última quinta-feira, dia 19 de maio, integrantes do grupo de pesquisa Vertentes do Design de Interação – VerDI, coordenado pela docente dos cursos de Design Digital e Jogos Digitais do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Paula Toledo Palomino, e que também conta com os professores da graduação, Adeline Gil e Daniel Robledo, participaram da “II Jornada Internacional GEMInIS – JIG”, promovida pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – GEMInIS entre os dias 17 e 19, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Paula conta que o VerDI começou sua estruturação em 2015, vinculado à Uniara, e que tem por finalidade “aplicar a visão mais ampla do Design de Interação nos estudos dos mais modernos artefatos tecnológicos e sua interação com as pessoas”. “Ele busca ampliar esses horizontes ao estudar a relação entre a tecnologia e as pessoas do ponto de vista do design em relação à cibercultura e o ciberespaço, estabelecendo relações entre quaisquer artefatos tecnológicos, desde websites e aplicativos, como intervenções digitais, jogos eletrônicos e histórias transmidiáticas advindas desse contexto”, explica.

O trabalho apresentado por ela é intitulado “O círculo mágico nos MMORPGS: barreiras borradas – como a vida virtual se mistura e se torna parte da vida real”. “O artigo analisa, sob os aspectos socioculturais, a inter-relação dos jogadores de MMORPGs2 no contexto do universo virtual e como essa relação afeta a vida real da pessoa. Toma-se como estudo de caso um jogo que vem ganhando bastante espaço dentro do gênero, ‘Final Fantasy XIV: A Realm Reborn3’, acompanhando e catalogando o desenvolvimento de uma Free Company - termo utilizado ingame para designar um grupo de jogadores com interesse em comum que, juntos, se auxiliam dentro do jogo - enquanto micro espelho de nossa sociedade, buscando demonstrar os efeitos e os reflexos dessas interações no mundo real”, detalha a coordenadora do grupo.

Por sua vez, Adeline é a responsável pelo trabalho “Acabou a pizza! Como conduzir um processo de Design Participativo (DP) para o desenvolvimento de uma plataforma online para discussão e votação sobre os orçamentos da cidade”. “Desde os anos 1980, com as experiências escandinavas em DP, a questão deixou de ser ‘como projetar para atender pessoas’ e passou a ser: ‘como possibilitar que as pessoas projetem seus próprios sistemas’. Hoje, também chamado de co-design, o processo de DP tem se popularizado, principalmente com a cultura maker. Esse levantamento de técnicas, táticas e estratégias de engajamento será a base para o processo de DP dos primeiros protótipos da plataforma ‘Acabou a Pizza’”, comenta Adeline.

Robledo é o autor de “O poder feminino nas obras do Studio Ghibli”. “É um estúdio japonês de animação de fama mundial. Hayao Miyazaki é seu cofundador e um de seus principais diretores. Boa parte dessa fama se deve à repercussão que a obra ‘A viagem de Chihiro’, dirigida por Miyazaki, alcançou globalmente ao conquistar o Oscar de melhor animação em 2003. A obra ajudou a revelar ao ocidente particularidades da cultura oriental, a riqueza da animação japonesa e a força da protagonista, uma aparentemente frágil menina que combate desafios estarrecedores. Diferentemente do tradicional na cultura pop, as animações do Ghibli costumam ser protagonizadas por heroínas, e não por heróis”, relata.

De acordo com o site oficial da “II Jornada Internacional GEMInIS – JIG” - www.jig.ufscar.br -, o evento teve como principal objetivo “reunir grupos de pesquisa das áreas da comunicação e do audiovisual para a apresentação e discussão dos resultados de suas investigações”.

Informações sobre os cursos de Design Digital e Jogos Digitais da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI