202404241422

Notícias

Editora Executiva do jornal El País no Brasil abre a semana de Jornalismo da Uniara

Publicado em: 03/05/2016

A primeira noite do Ciclo de Estudos “Jornalismo, Política e Direito: no centro da crise”, promovido pelo curso de Jornalismo da Uniara e pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região – SISMAR, contou com uma palestra da Editora Executiva do jornal El País no Brasil, Carla Jimenez. Ela falou brevemente sobre sua trajetória, a história do jornal e de como são escritos os seus textos. Logo após sua explanação, foi aberto um espaço para perguntas do público.

Carla coloca que as mídias brasileiras e as estrangeiras tratam de maneiras diferentes a crise política e econômica pela qual o país atravessa. “É algo muito curioso. Os estrangeiros observam e perguntam ‘como um congresso sujo desses pode fazer o processo de impeachment contra alguém?’. A percepção do que está errado é muito maior para quem está de fora. Aqui de dentro, você se acostuma a ‘enxergar mal’”, comenta.

Há uma contextualização diferente quando o assunto é o tema abordado, segundo a editora. “Quando falamos de imprensa estrangeira, falamos da europeia ou americana, onde as sociedades e os valores cidadãos e institucionais são mais maduros. Ainda estamos em um período de construção dos nossos valores sociais”, reflete.

Quando questionada se achava que a imprensa nacional é tendenciosa, respondeu: “Já seria demais falar que não é. Isso é muito evidente. É a própria resolução e as posturas deles que mostram isso claramente. Houve informações da ‘Lava-Jato’ que definiram o jogo, tomadas sem nenhum ‘filtro’. (No nosso caso), tínhamos tempo para olhar com calma e fazer a ponderação. Muitas vezes vi manchetes dos portais de um ‘off’ que houve na ‘Lava-Jato’, e que não se confirmou. Quando você descaracteriza tudo que está acontecendo, em um sistema político nacional – e não de um partido, mas de todos -, você ‘joga’ uma informação incompleta”, aponta Carla.

O Ciclo de Estudos “Jornalismo, Política e Direito: no centro da crise” será realizado até esta sexta-feira, dia 6, sempre a partir das 19h30, no Salão Nobre e no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizados na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). O evento, gratuito e aberto à comunidade.

 

Programação


03/05 - terça-feira – Auditório José Araújo Quirino dos Santos
Cynara Menezes - Autora e editora do blog Socialista Morena.

04/05 - quarta-feira – Auditório José Araújo Quirino dos Santos
Milton Lahuerta - Cientista social e professor de Teoria Política, Teoria do Estado, Cultura e Política no Brasil na Unesp/Araraquara.

05/05 – quinta-feira – Auditório José Araújo Quirino dos Santos
- José Querino Tavares Neto – Jurista.
- Raul de Melo Franco Jr. – Promotor de Justiça de Araraquara.

06/05 – sexta-feira – Auditório José Araújo Quirino dos Santos
Edinho Silva – Cientista social e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social – SECOM.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI