202404192119

Notícias

Docentes de Enfermagem da Uniara apresentam trabalhos em congresso internacional na terça, dia 3, em Ribeirão Preto

Publicado em: 29/04/2016

Os trabalhos “Promoção de sono e repouso de recém-nascido de alto risco em unidade de terapia intensiva neonatal: contribuições para humanização no cuidado” e “Simulação in situ como ferramenta de ensino sobre o manejo dos resíduos de serviços de saúde” serão apresentados pelas docentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Adriana Aparecida Mendes, Cibele Correa Semeão Binotto e Silvia Helena Tognoli, no “Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde – ConTIC – Saúde - 2016”, na próxima terça-feira, dia 3 de maio, em Ribeirão Preto. O evento tem início no dia 2.

O primeiro estudo “aborda somente um dos objetivos propostos” no Trabalho de Conclusão de Curso - TCC das ex-alunas da graduação, Giovana Brunelli Pereira e Samanta Eline Felipe Perciliano, orientado por Adriana e intitulado “Fatores ambientais e o recém-nascido de alto risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em um hospital privado no interior de São Paulo”.

Adriana afirma que as ações de promoção do sono e repouso informadas pelos profissionais de enfermagem entrevistados no estudo “fortalecem as recomendações da Política Nacional de Humanização direcionada para o cuidado humanizado”.

Já o segundo trabalho teve como objetivo “relatar a experiência de docentes de um curso de graduação em Enfermagem quanto ao emprego da simulação in situ no ensino do manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde - RSS para os profissionais de enfermagem de um hospital de ensino”.

De acordo com ela, a experiência possibilitou a validação de um cenário sobre manejo dos RSS e evidenciou a simulação in situ como uma estratégia de ensino capaz de trabalhar a educação permanente por meio da problematização do processo de trabalho. “A avaliação da atividade foi positiva, pois os profissionais de enfermagem refletiram sobre suas ações em um ambiente de atuação profissional e demonstraram satisfação com a estratégia”, relata.

Adriana, Cibele, Silvia, Giovana e Samanta, além da professora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Aline Helena Appoloni Eduardo, são autoras de “Promoção de sono e repouso de recém-nascido de alto risco em unidade de terapia intensiva neonatal: contribuições para humanização no cuidado”.

Já “Simulação in situ como ferramenta de ensino sobre o manejo dos resíduos de serviços de saúde” é de autoria de Adriana, Cibele, Silvia, Aline e da professora Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira.

Detalhes sobre o “ConTIC – Saúde – 2016” podem ser obtidas no endereço www.conticsaude.com.br. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI