202404200608

Notícias

Projeto Reciclando Moda da Uniara finaliza seu segundo minicurso

Publicado em: 27/04/2016

O minicurso “Aprendendo a costurar”, do projeto de extensão universitária “Reciclando Moda”, encerrou suas atividades no dia 16 de abril. A iniciativa gratuita, promovida pelo curso de Design de Moda do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, foi ministrada no Centro de Moda da instituição pela coordenadora da graduação, Vivian Huss, e pela professora Viviane Xavier Ferreira. Para as atividades, foram reutilizados materiais doados pela empresa de artigos esportivos Elite, de Matão, para a confecção de novos produtos.

O objetivo foi capacitar os participantes a confeccionarem acessórios de moda, utilizando tecidos de sobras de produção, e fazer com que gerem sua própria renda. Viviane detalha que nesse, que foi o segundo minicurso do projeto, foram abordadas técnicas de costura como o “ponto reto” e “zig zag”, “para que as alunas pudessem avançar para as atividades de costura com patchwork para a confecção de almofadas, bolsas dupla face e case para tablets”.

Todas as atividades são desenvolvidas com sobras de tecidos. “Especificamente neste módulo foram tecidos planos, formados pela construção de um conjunto de fios na horizontal (trama) entrelaçados com fios na vertical (urdume), formando um ângulo de noventa graus. Esse tipo de construção proporciona uma maior resistência e deixa os produtos confeccionados estruturados, como por exemplo, almofadas e bolsas”, destaca a docente.

Outro ponto abordado foi o “corte no fio”, “para cortar tiras e pedaços de tecidos sem a utilização da tesoura, proporcionando mais agilidade e previsão no corte dos moldes e tiras”. “Pode-se destacar também algumas dicas para identificar o lado direito e o avesso dos tecidos, rotina que eventualmente causa certa dúvida na hora de cortar ou costurar uma almofada, por exemplo”, completa a professora.

Ao longo das aulas, Viviane lembra que alguns participantes sequer tinham familiaridade com as máquinas de costura e hoje já estão aptos a costurar acessórios, objetos de decoração e a realizar consertos ou pequenas reformas em roupas.

A reutilização de material é ressaltado pela docente. “Em todas as aulas, menciona-se a importância de não descartar resíduos de tecido no lixo. Faz-se o aproveitamento das sobras de tecidos e o reaproveitamento dos retalinhos e eventuais pedacinhos gerados durante a confecção dos trabalhos, que normalmente são utilizados para o enchimento das almofadas, case de tablets etc”, comenta.

Segundo ela, o interessante é informar que os eventuais subprodutos gerados pelas sobras de tecidos retornam à cadeia produtiva de forma limpa, “sem que os resíduos sejam descartados e que toneladas fiquem acumuladas em cooperativas de reciclagem que, eventualmente, pela elevada demanda de recebimento, acabam por descartar essas sobras de tecido, fato que ocasiona um acúmulo de resíduos no meio ambiente”.

O próximo passo, de acordo com a docente, é que os alunos comercializem os produtos confeccionados no Shopping Jaraguá, como aconteceu em relação ao primeiro minicurso do projeto. A data e o horário ainda não foram definidos.

Uma das participantes, Maria Angélica Biagioni Tombolato, aprovou as atividades. “Fizemos almofadas, sacolas e tapetes. Além disso, foi uma oportunidade de estar com amigas, aprender mais nesse aproveitamento de retalhos e preencher o tempo. Foi muito gostoso”, comenta.

Ela, que já havia participado do primeiro minicurso do projeto, está de olho no próximo, voltado a enfeites para casa, com início programado para o dia 5 de maio. “Pretendo fazer também. Estou esperançosa de aprender mais coisas para a casa, para que façamos bons usos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Dúvidas sobre o projeto “Reciclando Moda” podem ser sanadas pelo mesmo telefone.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI