202403290549

Notícias

Diretório Acadêmico Medicina Uniara promove visitas à Vila Vicentina e à Fundação Toque como parte do trote solidário

Publicado em: 26/02/2016

O Diretório Acadêmico Medicina Uniara - DAMU do curso de Medicina do Centro Universitário de Araraquara, promoveu visitas dos calouros da graduação à casa de idosos Vila Vicentina e à Fundação Toque. As atividades, que fazem parte do trote solidário, foram realizadas nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro.

Na Vila Vicentina, os moradores puderam se distrair com muita animação, música, jogos e conversa. O veterano Victor Ortelan Salva comenta que a graduação “gosta muito de privilegiar o lado humano e ter isso como característica do médico”. “Esse trote solidário busca, desde cedo, aproximar os estudantes de pessoas com necessidades, transmitir um pouco de afetividade e confiança, doando parte seu tempo. Isso os tira um pouco do seu âmbito de estudo”, diz.

Os calouros, segundo ele, estavam bastante animados. “Eles estavam com muita disposição e, pelo que percebi, a visita superou suas expectativas. Vieram por livre e espontânea vontade e quiseram muito interagir”, destaca.

Para o calouro Daniel Salerno Muzilli, “foi uma experiência muito legal”. “Entrar em contato com os moradores e perceber que eles gostaram de nossa vinda foi muito gostoso. Nós chegamos e, no início, estavam meio quietos, mas depois, todos estavam conversando na roda, cantando e tocando músicas. Um senhor nos levou para conhecer a horta e quis mostrar sua casa. Ficou feliz que fomos. A humanização não tem preço. Você sai de lá com uma sensação muito boa”, comenta.

Na Fundação Toque, a alegria não foi diferente. A veterana Milena Zardetto Meloni, conta que os calouros não sabiam o que iriam encontrar, mas “aos poucos foram se enturmando e entrosando, e foi muito bonita a intimidade que eles conquistaram”. “A cada seis meses, são promovidas essas visitas. A finalidade é ter o primeiro contato do aluno com pessoas de quem futuramente irão cuidar. É importante plantar uma semente e humanizar cada vez mais esse estudante para que ele continue se doando. Doamos nossos ouvidos, olhos, enfim, nosso corpo, ao conversar com eles. Às vezes, para nós, é um tempo pequeno e até insignificante do nosso dia, mas para eles, ter alguém que os ouça, vale muito a pena”, avalia.

João Vitor Mortari Lisboa, veterano que também foi à Fundação, conta que a entidade cuida de pessoas especiais, a partir de seis anos de idade. “Eles fazem um trabalho muito bonito. O Diretório Acadêmico quer iniciar os calouros em uma atividade humanizada. É preciso demonstrar que o aluno de Medicina tem que ajudar, ter esse espírito de compaixão. É o que queremos pregar, para que se perpetue ao longo do curso e para que passem isso aos futuros estudantes que chegarão”, ressalta.

Além disso, a intenção também foi mostrar um pouco da vida dos profissionais que atuam na entidade. “Foi possível perceber claramente que todos que trabalham lá amam o que fazem e se dedicam inteiramente. A sensação de recompensa, na volta, traz uma energia diferente e uma sensação de bem-estar muito grande”, finaliza.

 

Trote solidário também arrecada mantimentos, produtos de higiene pessoal e fraldas

Como parte do trote solidário, o DAMU também promove arrecadação de alimentos, materiais de higiene pessoal e fraldas, para entregá-las a Entidades Sociais de Auxílio Municipais. O posto de arrecadação está localizado na Central de Atendimento da unidade I da Uniara, localizada na rua Carlos Gomes, 1338, no centro.

Informações sobre o curso de Medicina da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI