202404231334

Notícias

Professora de Nutrição da Uniara fala sobre as funções do suco detox

Publicado em: 04/02/2016

“A vida moderna nos leva a ter contato com diversas substâncias estranhas ao organismo, inclusive com potencial tóxico, que precisam ser constantemente eliminadas. São os xenobióticos, que podem estar presentes nos alimentos industrializados ou in natura que contêm agrotóxicos, nos poluentes da atmosfera e nos cosméticos”, comenta a professora do curso de Nutrição do Centro universitário de Araraquara – Uniara, Denise Bertolini Chediek, que menciona os sucos detox como uma alternativa para tornar mais eficaz o processo de eliminação dessas substâncias, que “envolve vários órgãos, como o intestino, fígado e rins, entre outros”.

A docente conta que, embora o organismo possa naturalmente eliminar esses xenobióticos, os sucos detox “agem como coadjuvantes, melhorando o funcionamento de alguns órgãos, além de fornecerem nutracêuticos, ou seja, substâncias presentes nos alimentos com ação antiinflamatória, antioxidante e que melhoram a capacidade imunológica do organismo, fazendo com que ele responda melhor às agressões externas”.

Cada tipo de suco, dependendo dos ingredientes utilizados, irá atuar de maneira diferente, como aponta a professora. “Por exemplo, o tradicional suco detox com couve, gengibre e limão tem ação sobre o funcionamento do intestino, ação antiinflamatória e ação sobre o sistema imunológico, e todos podem se beneficiar dos nutrientes presentes nesses sucos naturais”, destaca.

De acordo com Denise, a diferença dos sucos detox em relação aos demais sucos naturais é a combinação de frutas e vegetais, com uma finalidade específica em função dos nutrientes combinados, presentes em maior concentração em alguns alimentos. “O suco de laranja, fonte de vitamina C, pode ter seu potencial nutritivo aumentado quando combinado com frutas vermelhas, por exemplo, que têm atividade antioxidante, e com a semente de chia, rica em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, e é também fonte de ômega 3, com atividade antioxidante, transformando-se em um bom suco detox”, explica.

Como sugestão, a docente dá uma dica de receita de suco detox: em um liquidificador, bater, com gelo, suco feito com 2 laranjas, 1 polpa de frutas vermelhas e 1 colher de chá de semente de chia.

Os sucos detox são uma ótima opção para quem quer se refrescar de forma saudável neste verão.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI