202404231217

Notícias

Uniara sedia o I Workshop sobre Análise Térmica - Fundamentos e Aplicações

Publicado em: 03/02/2016

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara será sede do “I Workshop sobre Análise Térmica: Fundamentos e Aplicações”. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria – ABRATEC, em parceria com a instituição, é gratuito e será realizado no dia 4 de março, das 8h15 às 18h, no Salão Nobre, localizado na unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no centro).

O professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM, e membro do grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Uniara, Hernane Barud, explica que a análise térmica pode ser definida como “um grupo de métodos pelos quais as propriedades físicas ou químicas de uma substância, uma mistura e/ou um reativo são medidas como funções de temperatura ou tempo, enquanto a amostra é submetida a um programa de temperatura controlada”.

“A análise poder ser em aquecida ou resfriada – dinâmico -, ou a temperatura constante - isotérmica. Os métodos térmicos são técnicas de multicomponentes e incluem termogravimetria, análise diferencial térmica e calorimetria diferencial de varredura. Esses métodos são de grande utilidade para o controle da qualidade e aplicações de investigação sobre os mais diferentes materiais como polímeros, fármacos, compósitos, metais e ligas”, esclarece o docente.

A expectativa, segundo ele, é a de “difundir o conhecimento do tema e mostrar as conectividades que a Uniara, por meio do PPGB-MRQM, possui com outras importantes instituições de ensino superior”.
O workshop está dividido em dois módulos: no período da manhã, serão abordados tópicos sobre os fundamentos da Análise Térmica, e o período da tarde será dedicado à aplicação dessas técnicas na caracterização dos mais distintos materiais.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço www.uniara.com.br/analise-termica. A programação completa está disponível no mesmo link. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

X Congresso Brasileiro/IV Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria

Barud acrescenta que o evento é uma prévia do “X Congresso Brasileiro/IV Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria”, evento do qual é membro das comissões Organizadoras e Científicas, e coordenador de uma das seções. “Tem cunho internacional, e trata-se do maior fórum da área do Brasil. O estado de São Paulo tem grandes especialistas em análise térmica, e esse encontro contará com boa parte desses pesquisadores”, ressalta.

O Congresso será realizado entre os dias 17 e 20 de abril, em São Paulo (http://lugar.com.br/cbratec10/home/), e conta com o apoio da ABRATEC (http://abratec.com.br). Mais informações estão disponíveis na página www.facebook.com/abratec1997.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI