202404240310

Notícias

Fugindo da folia?

Publicado em: 01/02/2016

O carnaval está chegando e com ele, todo o clima de folia. Para quem gosta, é um deleite poder curtir uma das maiores festas do planeta. No entanto, existe aquele público que prefere passar o período longe da multidão. A professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Dirce Charara Monteiro, e a coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas - NAT da instituição, Nádia Pizzolitto, dão dicas de alternativas para quem não gosta do carnaval.

 

Leitura

“Nem todos apreciam a folia carnavalesca e aproveitam esses dias para relaxar e esquecer um pouco dos problemas cotidianos. Por que não valer-se desse período para viajar - sem sair do sofá -, lendo livros interessantes que nos enriquecerão?”, pergunta Dirce.

As indicações dos livros para diferentes públicos feitas pela docente foram baseadas na edição de 2015 do projeto anual “Ler é a Solução”, desenvolvido anualmente com os alunos da graduação de Pedagogia, coordenada por Uiliam Folsta e com a participação de todos os professores do curso.
Jovens e adultos

A menina que roubava livros (Markus Suzak); O Alienista (Machado de Assis); Coletânea Todos os Contos (Monteiro Lobato); Capitães da Areia (Jorge Amado); A revolução dos bichos (George Orwell); O Conto da Ilha Desconhecida (José Saramago); Como te leio? Como-te livro! (Marcia Grossmann); O homem que odiava segunda-feira (Ignácio de Loyola Brandão); Comédias para se ler na escola (Luís Fernando Veríssimo); Venha ver o pôr do sol e outros contos (Lygia Fagundes Telles).
Infanto-juvenis

- Prosa: O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry); O menino do dedo verde (Maurice Druon).

- Poesia: Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles); A arca de Noé: poemas infantis (Vinicius de Moraes).

 

Turismo

Nádia lembra que, para quem gosta da folia e do clima carnavalesco, Araraquara terá desfiles. “Mas se a ideia é descansar, vale a pena curtir a área verde da cidade. Já foi ao Parque do Basalto, situado entre os bairros Jardim Pinheiros e Parque Residencial São Paulo, na região leste do município? Ambiente agradável para o descanso, relaxamento e contato com a natureza. No centro da cidade, está localizado o Parque Infantil. É um privilégio para o município ter aquele espaço natural. Além da extensa área verde, com os coqueiros-babaçus que o cercam, e das atividades que ali são realizadas, existem as impressionantes pegadas dos dinossauros, concentradas nas calçadas. É um passeio que vale a pena”, recomenda.

Para quem gosta de caminhar, a sugestão da coordenadora é a rua Voluntários da Pátria (rua 5), o Boulevard dos Oitis. “São dez quarteirões de tombamento, sendo que os oitis - mudas trazidas do Rio de Janeiro na década de 1930 - seguem uma poda obrigatória, formando um espetacular túnel verde. Além disso, tem o charme dos paralelepípedos. É nessa rua que se encontra o Museu a Céu Aberto, que conta com mais pegadas de dinossauros que podemos encontrar nas calçadas. No meio do passeio, ainda encontra-se a Praça da Independência, antiga Praça da Forca, a mais arborizada da cidade, localizada na região central, com uma diversificada área verde”, detalha.

Porém, se a ideia é viajar, Analândia é uma das opções apontadas por Nádia. “Está aproximadamente a noventa quilômetros de Araraquara. É uma cidade cuja maior motivação são os atrativos naturais, atendendo a diversos perfis de público, devido tanto aos passeios quanto aos meios de hospedagem”, destaca.

Brotas não poderia ficar de fora. “Tradicional pelo seu turismo de aventura, atrai visitantes de todo o Brasil. A aproximadamente 110 quilômetros de Araraquara, tem um grande potencial e atividades turísticas para toda a família”, diz a coordenadora.

Se houver disponibilidade de ir um pouco mais longe, ela sugere Águas de São Pedro, “uma estância turística conhecida também por cidade-saúde”. “Está distante aproximadamente 150 quilômetros da Morada do Sol. É um local que vale a pena visitar, seja apenas para passar o dia ou para aproveitar todo o feriado. Suas águas e seu clima despertam o interesse da visitação. Uma cidade que atende variadas demandas, pois tem atividades para todos os interessados”, afirma.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI