202404181503

Notícias

Docentes da Uniara tem capítulo de livro publicado no Intech Open

Publicado em: 29/01/2016

 

Os professores dos programas de pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Hernane Barud e Wilton Rogério Lustri, trabalham com um certo tipo de celulose bacteriana que pode ser produzida em laboratório e é 100% pura. Eles explicam que “o produto desenvolvido é diferente da celulose extraída das árvores”.

“Quando falamos em celulose, pensamos em papel. Ele não é celulose pura, mas um polímero com algumas cargas inorgânicas. A tradicional - em que é preciso derrubar árvores para sua obtenção - pode ser extraída da parede das plantas, mas vem com algumas impurezas, como a lignina, e seu processo de remoção é muito complexo. Nossa celulose é produzida em laboratório e é 100% pura. Assim, evitamos danos ao meio ambiente e conseguimos controlar a produção”, aponta Barud.

Além disso, os docentes contam que começaram a estudar possibilidades de empregar a celulose de maneira mais assertiva nos usos médico e farmacêutico, como substituta temporária de pele, material para suporte e liberação controlada de fármacos, curativos etc.

A pesquisa atraiu a atenção dos editores do livro internacional “Cellulose Fundamental Aspects and Current Trends”, que convidou Barud e Lustri a escreverem, juntamente com outros autores, o capítulo “Microbial Cellulose – Biosynthesis Mechanisms and Medical Applications”, que pode ser lido e baixado no link http://goo.gl/ER0cDP.

Barud explica que a obra é uma compilação de vários pesquisadores com expertise na área de celulose, e que ele e Lustri têm trabalhado com esse tipo de material há cerca de dez anos. “Trata-se de um organismo que produz a substância em um meio de cultura contendo fontes de carbono, como algum açúcar. Temos alguns estudos com repercussão internacional e, por essa razão, fomos convidados a escrever esse capítulo, que faz parte de um volume de um site que permite acesso livre ao conhecimento”, comenta.

Segundo eles, o capítulo aborda os processos de biossíntese e sua aplicação médica. “Detalhamos o que fazemos em relação à biologia molecular dessa bactéria até a parte de sua utilização clínica. Enfim, o texto traz informações sobre a aplicabilidade da celulose bacteriana na medicina”, detalha Lustri, ressaltando que o conteúdo “foi desenvolvido juntamente com outros pesquisadores de renome, sendo que um dos autores, Sidney José Lima Ribeiro, é membro da Academia Brasileira de Ciências”.

Barud aponta que os acessos ao material publicado têm surpreendido. “Já tivemos um ‘feedback’ positivo. Em cerca de mês, tivemos mais de cem downloads do livro. A repercussão está sendo muito grande. É a divulgação da ciência para a comunidade. É um caminho novo. Qualquer pessoa, mesmo de ensino fundamental ou médio, tem essa oportunidade”, diz.

Além dos dois docentes e de Ribeiro, os outros autores do capítulo são Hélida Gomes de Oliveira Barud, Maristela F. S. Peres, Junkal Gutierrez, Agnieszka Tercjak e Osmir Batista de Oliveira Junior. O livro está disponível online no site “InTech Open” e pode ser baixado pelo link www.intechopen.com. Quem preferir, pode adquirir a edição impressa pelo mesmo endereço eletrônico.

Informações sobre os programas de pós-graduação em Biotecnologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7348 ou 0800 55 65 88.

InTech Open

O InTech é o editor de uma das maiores coleções de acesso aberto de livros nas áreas de ciência, tecnologia e medicina. Com o objetivo de proporcionar o acesso online gratuito à investigação desde 2004, o InTech publicou 2.574 livros, revistas e colaborou com 91,125 cientistas internacionais.
A missão do InTech, segundo o site, é ajudar os acadêmicos a dar um maior impacto em suas pesquisas e oferecer aos leitores o acesso livre a todo o trabalho publicado. O site dá aos autores visibilidade internacional, levando a comunidades científicas globais que reconheçam o valor e o impacto de sua pesquisa.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI