202403290728

Notícias

TCC de Jornalismo da Uniara aborda aspectos como morte, fé e esperança de pacientes do Hospital de Câncer de Barretos

Publicado em: 26/11/2015

Os alunos do quarto ano do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Augusto Jean De Souza, Fernanda Moreira Tolentino, Michelli Haleissa Soares e Nathália Caroline Pereira Dias, produziram o vídeo-documentário “Acordar – A busca pelo amanhã” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. A apresentação será realizada no dia 4 de dezembro, às 19h, no Salão Nobre, localizado na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no centro).

O grupo conta que a produção apresenta “as diferentes perspectivas de finitude de vida no Hospital São Judas Tadeu, uma unidade de cuidados paliativos do Hospital de Câncer de Barretos, no estado de São Paulo”. “Pretende-se mostrar as visões dos pacientes, familiares e profissionais que atuam na unidade e lidam com a doença diariamente. O material jornalístico retrata como esses personagens abordam aspectos como morte, fé e esperança”, comentam.

Fernanda menciona que a ideia do tema foi sugerida por Michelli, que sempre ajudou o hospital. “Ela já conhecia um pouco da história e nos contou. Gostamos da ideia de falar do hospital pioneiro de Barretos, porque hoje em dia ele recebe um destaque muito menor na mídia por só tratar de doentes terminais”, explica.

O trabalho, desenvolvido durante cerca de um ano, foi árduo, segundo os estudantes. “Foram muitos desafios e tivemos que nos preparar psicologicamente para entrar em contato com relatos fortes de vida. Tínhamos que ser profissionais durante as entrevistas e nos envolver emocionalmente o mínimo possível para não afetar o andamentos das gravações. Acreditamos que o maior desafio foi encontrar as palavras certas para escrever o relatório, pois o vídeo fala por si só”, observam os alunos, ressaltando que as próprias personagens narram suas histórias.

“Colocar no papel de modo que seja objetivo e sensível é mais complicado, pois não podíamos correr o risco de sermos sensacionalistas. Mas com a ajuda do nosso professor e orientador Fabricio José Mazocco e da professora Luciane do Valle, conseguimos encontrar o tom certo para fazer um belo trabalho”, avalia o grupo, ressaltando que o hospital também ajudou muito. “(Eles estavam) sempre dispostos a encontrar pacientes que dessem depoimento e passassem alguma mensagem”, finalizam.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI