202404200655

Notícias

Lançamento de livro de pesquisadora da pós-graduação em DTMA da Uniara será nesta quinta, dia 26

Publicado em: 25/11/2015

O lançamento oficial do livro “A Natureza e o Ser Humano – Uma Teia de Mitos e Crenças”, da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Valéria Andreatta Whitaker, será realizado nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, às 19h30, na sala T1 do mestrado, localizada na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no centro). O evento oficial contará com um workshop e um bate-papo com o público.

A autora explica que a obra trata de uma retrospectiva da história da humanidade por meio dos mitos e do reequilíbrio do feminino em relação ao masculino, “especialmente no nível arquetípico, para recuperarmos a história do feminino, uma vez que ela caiu no esquecimento na história oficial”.

Dessa forma, segundo ela, a publicação aborda a mitologia da Deusa no período matriarcal e das deusas no politeísmo, e sua sobrevivência mesmo com o surgimento do patriarcado, “assim como também trata da mitologia masculina do xamanismo na pré-história, das divindades masculinas no período de transição do matriarcado para o patriarcado, e do próprio fortalecimento desse último por meio do monoteísmo”. “A mensagem é justamente a necessidade de equilibrar os dois polos, o que vai além da questão de gêneros, para adentrar na mudança de paradigma, em relação aos valores e princípios da civilização. Também falamos das lendas tanto da mitologia feminina como do heróis, que estão sendo recuperadas atualmente no cinema e na literatura, como uma releitura do paganismo”, completa.

O projeto surgiu por meio de um grupo de estudos em Ecologia Profunda, coordenado por ela. “Reuni três pessoas, além de mim: a professora Dulce Whitaker, o professor Zildo Gallo e o psicólogo Cássio Ropelato. Durante dois anos, fizemos encontros e transcrevi o material das discussões. A partir disso, construí o livro”, conta Valéria, explicando que a Ecologia Profunda é uma escola filosófica fundada na década de setenta.

Além disso, o grupo estudou a Nova Ciência. “Queríamos discutir os principais pensadores, que estão construindo um novo paradigma científico para um novo paradigma social e cultural da humanidade. O objetivo primordial foi debater a crise da atualidade. Apesar de eu ter feito minha conclusão na obra, ela é aberta para o leitor. Não é um trabalho induzido”, ressalta a pesquisadora.

Ela aponta que a retrospectiva histórica começa desde a origem do ser humano. “Construí cada capítulo de uma forma bem original. Alguns, transcrevi literalmente; em outros, fiz um resumo. Além disso, inseri textos ora mais científicos/históricos, ora mais metafísicos. Sobre o último capítulo, que trata do século XX, por exemplo, perdi a gravação e precisei reconstruí-lo. Para isso, ‘mergulhei’ nos acontecimentos culturais. É um livro bem diversificado”, finaliza Valéria.

Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com a autora pelo e-mail valeriawhitaker@hotmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI