202404201214

Notícias

Uniara sedia entrega de prêmios e palestra voltada ao movimento negro contemporâneo

Publicado em: 23/11/2015

O auditório José Araújo Quirino dos Santos do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, foi palco da entrega dos prêmios “Zumbi” e “Dr. Laphayetti Alves”, e da palestra “Movimento negro contemporâneo: do reconhecimento político à construção de um projeto para o Brasil”, ministrada pelo professor doutor Dagoberto José Fonseca. O evento foi realizado na última quinta-feira, dia 19 de novembro, na unidade I da instituição.

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek, pelo titular da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, tenente Natalino Santana, que representava o prefeito Marcelo Barbieri, pela Promotora de Justiça, Noemi Correia, pela Coordenadora Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, pela presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 5ª Subseção da OAB Araraquara, Rita de Cássia Corrêa Ferreira e pelo secretário de Governo, Esportes e Lazer e Comunicação, Aluisio Braz, o Boi, além dos homenageados da noite, a cabo do 13º batalhão da Polícia Militar do estado de São Paulo, Eliana Aparecida Xavier dos Santos, acompanhada do marido Ademar dos Santos Júnior, e o doutor Laphayetti Alves, com a esposa Maria dos Santos.

Um vídeo em homenagem à cabo Xavier foi exibido no início das atividades e, após discursos dos componentes da mesa e outras autoridades, elogiando a policial militar e destacando a importância do evento, foi entregue a ela o prêmio “Zumbi”. “É com muita emoção que recebo essa homenagem. Agora, é levar o serviço adiante e continuar educando nossas crianças, que são o futuro do Brasil. É algo que carregarei com muito orgulho”, declarou.

Em seguida, foi a vez de Laphayetti Alves, que deu nome ao outro prêmio, receber a homenagem. “Esse é um momento especial de alegria, júbilo e solidariedade para com todos os nossos irmãos, com diversos séculos de sofrimento. Agradeço a todas as pessoas que tornaram o prêmio possível e àqueles que estão me premiando”, disse.

Na sequência, Fonseca ministrou sua palestra. “Estamos diante de um grande desafio, que é viver no século XXI. Para isso, precisamos recordar o passado, como a história de Zumbi, que significa ‘espírito invencível’. Estamos falando de uma luta, e não de um nome”, destacou o professor, que mencionou a luta pela liberdade, pela terra e pela dignidade.

Após a palestra, foi entregue um relatório parcial da Comissão da Verdade e da Escravidão de Araraquara e Região à OAB Araraquara, sobre estudos feitos ao longo de 2015.

O professor Fernando Rugno, da coordenadoria de extensão dos cursos de Direito da Uniara, aponta que o evento foi muito importante. “O Centro Universitário sempre está presente em encontros que abordam temas relevantes, e é parceiro da comunidade, apoiando as causas nobres”, finalizou.

O encontro foi promovido pela graduação de Direito da Uniara, pelo Centro de Referência Mestre Jorge, pela Unesp, pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – 5ª Subseção – Araraquara e pela Câmara Municipal.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI