202404182349

Notícias

Uniara é um dos apoiadores do espetáculo de balé O Quebra-Nozes

Publicado em: 08/10/2015

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara é um dos apoiadores do espetáculo de balé “O Quebra-Nozes”, que será realizado no dia 25 de novembro, às 20h30, no Teatro Municipal. A atividade, que contará com a participação de crianças carentes de Bueno de Andrada, por meio do projeto “Arte Solidária”, é coordenada pela bailarina, pedagoga e professora da escola de balé, Renata Canova Ramos.

Ela comenta que a apresentação, com cerca de sessenta bailarinos, “trará um dos mais famosos repertórios clássicos”. “A história, que é muito emocionante, acontece em uma noite de natal. Uma família convida os amigos e parentes para comemorarem juntos a data. A menina Clara recebe de presente um soldadinho de chumbo, que ganha vida, e a leva para visitar diversos lugares. As crianças do projeto farão o papel de anjinhos”, detalha.

As aulas de balé para as crianças, realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, começaram a ser ministradas no início do ano, por meio de uma parceria entre a escola “Renata Canova Escola de Ballet”, situada em Matão, e o projeto social “Arte Solidária”, do distrito de Bueno de Andrada, na qual crianças carentes do campo, entre cinco e nove anos, são transportadas do distrito até a escola. “Inicialmente foram oferecidas dez vagas, mas houve outros interessados e então, ampliamos mais oito vagas”, conta a bailarina.

Por serem crianças carentes, as próprias alunas da escola tornaram-se suas “madrinhas”, como relata a professora. “Elas se sensibilizaram e patrocinaram os uniformes e acessórios necessários. É uma oportunidade que seria difícil de as crianças conseguirem, se não fosse por meio dessa parceria. A intenção é que consigamos formar uma professora bailarina ou até uma bailarina profissional nesse projeto”, diz.

A proposta inicial foi que as professoras fossem a Bueno ministrar as aulas, porém, Renata explicou que seria mais viável que as crianças fossem levadas a Matão, devido à estrutura preparada da escola de balé, como o piso com sistema de absorção de impacto.

A fisioterapeuta formada pela Uniara e aluna da escola de balé, Ana Flávia Bozelli, explica que, com isso, “futuramente, pode-se evitar problemas como escolioses e lordoses que, no indivíduo adulto, é uma causa frequente de dor”.

Ela ressalta que as aulas proporcionam benefícios tanto no desenvolvimento físico quanto no comportamental das crianças. “Acho importante os trabalhos de flexibilidade, alongamento, fortalecimento e força, além da questão da disciplina. Elas aprendem para seu dia a dia e para a própria dança. Além disso, é importante as crianças estarem ocupadas em uma atividade, ao invés de estarem na rua”, destaca.

Além da Uniara, outros apoiadores do espetáculo são a Prefeitura Municipal de Araraquara, a Subprefeitura de Bueno de Andrada e a Pizzaria Di Napoli, de Matão. Informações sobre a Renata Canova Escola de Ballet podem ser obtidas pelo telefone (16) 3384-1924 ou pelos endereços www.facebook.com/RenataCanovaBallet e www.renatacanova.com.br. Os interessados em apoiar o espetáculo “O Quebra-Nozes” podem entrar em contato pelo mesmo telefone.

 

Arte Solidária

Coordenado por Julio Ribeiro, o “Arte Solidária” é um projeto de Bueno de Andrada desenvolvido de forma voluntária e sem fins lucrativos, que visa a levar e a incentivar a cultura a moradores, principalmente do campo, por meio de oficinas, danças, teatro e outras atividades.

A programação cultural é organizada conforme a disponibilidade de seus integrantes. Uma das atividade é a aula gratuita de balé das crianças, que são transportadas também sem custos até Matão, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara e a empresa de ônibus Paraty.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI