202404190307

Notícias

Docentes do programa de pós-graduação em Biotecnologia da Uniara participam de workshop sobre Design Thinking

Publicado em: 02/07/2015

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, André Capaldo Amaral, Antônio Carlos Massabni, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Hernane de Silva Barud, Luis Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma e Wilton Rogério Lustri, participaram de workshop sobre Design Thinking, organizado pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos – NIDPBio, no mês de junho, em São Carlos. Também estiveram presentes membros do Instituto Inova - gestor do Parque Eco Tecnológico Damha.

De acordo com os participantes, o workshop teve como objetivo apresentar um conjunto de métodos e processos busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas relacionados a aquisição de informações, a análise de conhecimento e propostas e soluções, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares, contribuindo com as estratégias de desenvolvimento de projetos de pesquisa e geração de produtos biotecnológicos.

Amaral, que também é líder do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA da Uniara, afirma que a participação no evento foi muito boa. “A maneira de trabalhar o contexto do método Design Thinking pelo palestrante foi muito dinâmica, tal como a essência da proposta, demonstrando sua agilidade e praticidade na geração de ideias e propostas para a área de inovação”, comenta.

“A intenção é utilizar esse método nas atividades de planejamento e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Certamente essa proposta poderá ser aproveitada em outros segmentos da instituição. Pretendemos organizar novos encontros para a divulgação mais ampla e capacitação de mais interessados”, ressalta Amaral.

A diretora de projetos do Instituto Inova, Ana Carolina Segato Rizzatti, contou que o evento foi muito dinâmico e que foi possível aflorar a criatividade. “É muito gostoso porque você não fica dentro de normas, caixinhas. Para mim, que foi a primeira vez que participei, essa uma metodologia utilizada causa uma expansão do pensamento. Foi uma experiência muito gostosa. Não parece que você está trabalhando. Traz uma certa leveza a uma tarefa”, relata.

Para o palestrante Vitor Macul, “o objetivo principal foi estimular as pessoas a desenvolverem e ajudá-las nesse processo, para que tenham mais confiança de que são capazes de criar soluções inovadoras e que não precisam de muito para isso, que todo mundo consegue, não é uma coisa exclusiva para pessoas do tipo criativo”, finaliza.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI