202403281931

Notícias

Montagem de mini-baja do curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara está em fase final

Publicado em: 01/07/2015

O curso de Engenharia Mecatrônica do Centro universitário de Araraquara – Uniara está em fase final de montagem de seu mini-baja. O projeto será exibido na Feira dos Cursos – FEC da instituição, que será realizada nos dias 3 e 4 de setembro, nas unidades I e II da Uniara. A equipe conta com o coordenador da graduação, Marcelo Wilson Anhesine, e dos alunos Fernando Henrique dos Santos, Jonathan Cardoso, Yuri dos Reis Santana, Matheus Augusto Botelho Alves e Álvaro Biccio Maturo, além de Hericson Frontarolli, responsável pelo Centro de Tecnologia da Uniara – CTU, onde o veículo está sendo montado.

Anhesine, que atua principalmente na organização do grupo, afirma que o projeto tem bastante importância para o curso, “pois o intuito inicial foi fazer com que os estudantes tivessem uma experiência com a aplicação prática da engenharia, do gerenciamento de projeto e da concepção do novo produto”.

Várias áreas do conhecimento, segundo o docente, são exploradas, como gerenciamento, projeto do produto, marketing e planejamento financeiro, entre outras. “Também tivemos duas participações importantes, que foram da empresa Usimatrix, que usinou os cubos das rodas dianteiras, e da Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza, por meio do professor Flávio Lorenzeti, que nos ajudou com a usinagem de alguns componentes”, detalha.

Para o quintanista Santos, participar do desenvolvimento do mini-carro “é uma grande oportunidade de crescimento e experiência”. “É um projeto que sempre tive em mente. Sempre quis montar um veículo dessa forma. O trabalho em equipe também está sendo muito bom”, garante.

Já na opinião de Frontarolli, a experiência traz, todos os dias, “um aprendizado, uma atualização do conhecimento”. “Tenho certa experiência na área por já ter trabalhado em restauração de veículos. Porém, nunca lidei com esse tipo de carro e isso serve como mais um desafio na vida”, comenta.

Exibir o mini-baja finalizado na FEC será, de acordo com o coordenador Anhesine, um grande momento. “Trata-se da porta de visita para os estudantes que pretendem estudar na Uniara e, portanto, gostaríamos de mostrar isso a eles, e também que é possível produzir, fazer iniciação científica e participar das atividades como essa em qualquer série”, diz.

Após o evento, o professor revela que o objetivo será usar a criação em competições com outras instituições. “Conseguimos reunir uma equipe que avançou no desenvolvimento, sendo que, no futuro, outros grupos poderão trabalhar no mini-baja, de modo a aperfeiçoá-lo. Posteriormente, a ideia é tentar trazer patrocinadores”, finaliza o docente, salientando que a reitoria da Uniara sempre deu total apoio ao projeto.

Informações sobre a graduação de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI