202404231530

Notícias

Minicurso sobre paisagismo, botânica e recuperação de áreas promovido pela Biologia da Uniara começa nesta quarta, dia 1º

Publicado em: 01/07/2015

O minicurso “Paisagismo, botânica e recuperação de áreas”, promovido pela graduação de Biologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, começa nesta quarta-feira, dia 1º de julho. A atividade, oferecida a quaisquer interessados, será ministrada pelo professor da instituição e coordenador do Parque do Basalto, João Carlos Geraldo, até o dia 3, às 19h, na unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no centro). As inscrições, no valor de R$ 30,00, podem ser feitas na hora.

O objetivo, segundo Geraldo, é “introduzir conceitos básicos de paisagem e paisagismo, e mostrar a importância da construção ou restauração de paisagens”. “Trata-se de uma área em expansão, que acompanha o crescimento das cidades. As pessoas fazem um jardim, mas sem a relação correta com o ambiente. Desse modo, essa área verde acaba não dando muito certo por não estar interligada a questões de clima, solo ou disponibilidade hídrica, por exemplo. E hoje uma questão séria é a da sustentabilidade”, salienta.

O minicurso abordará conhecimentos básicos, relacionando-os com o estudo e a aplicabilidade da botânica, com enfoque na construção e reabilitação de áreas verdes, públicas ou privadas. “Enfocará também a conceituação de paisagem, sob o olhar da geografia e da arquitetura, e ainda haverá explanação da evolução histórica dos jardins e sua relação com a urbanização da humanidade e com questões ambientais decorrentes”, detalha o docente.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biologia@uniara.com.br.

 

Programação

 

1/07
- Paisagismo: conceituação
- Um pouco de história: a evolução do paisagismo
- Principais estilos de jardins ao longo da história

2/07
- Questões biogeográficas da constituição de áreas verdes
- A relação clima-vegetação e sua importância na construção de áreas verdes e jardins
- As principais famílias botânicas utilizadas em paisagismo
- Classificação da vegetação por grupos fisionômicos: árvores, arbustos, trepadeiras e forrações

3/07
- Forma, cor, materiais
- Técnicas de plantio
- Manutenção de áreas verdes



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI