202403190008

Notícias

Estudantes de Enfermagem da Uniara expõem trabalhos desenvolvidos em unidades de saúde

Publicado em: 25/06/2015

Nesta quarta-feira, dia 24 de junho, diversos painéis com trabalhos de intervenção, realizados durante o estágio, foram expostos por alunos do quarto ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, na unidade I da instituição.

A coordenadora da graduação, Creusa Meirelles, explica que os projetos, desenvolvidos na disciplina de “Estágio Supervisionado nas Áreas da Saúde Coletiva e Área Hospitalar”, são orientados por docentes da graduação e implementados na unidade de origem. “Temos a colaboração dos enfermeiros assistenciais das instituições. Os professores responsáveis orientam os estudantes juntamente com os profissionais dos setores envolvidos, de acordo com as necessidades dos locais, idealizando estudos que possam mudar a realidade, o que resulta em melhorias para o serviço de enfermagem”, complementa.

As alunas Bianca Bruno Possetti, Angela Cristina Panagassi e Larissa de Oliveira Jardim são autoras do trabalho “Sistematização da Assistência de Enfermagem na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto”, orientado pela docente Ana Maria Tucci.

Bianca conta que o projeto foi uma solicitação feita pela gerente e pela coordenação de enfermagem da Santa Casa. “Nosso campo de estágio foi na UTI adulto. Trata-se de um planejamento de como prestar assistência ao paciente. É preciso sistematizar esse cuidado. Focamos no que cada um precisava naquele momento, fizemos uma coleta de dados e levantamos diagnósticos de enfermagem, que mostra a necessidade frente à patologia. Planejamos como as ações seriam executadas e as implementamos, para uma avaliação da efetividade no final”, detalha a estudante, mencionando que o trabalho do grupo foi mesclado ao de um enfermeiro, para melhor resultado e, a partir dessa junção, criou-se um modelo novo.

Outro projeto, intitulado “Educação Continuada: Ciclo de Palestras sobre DSTs/AIDS, Ciclo Reprodutivo Humano e Métodos Contraceptivos”, foi desenvolvido por Renata Aparecida dos Reis Prestes Augusto e Letícia Tonini Dorta na Unidade de Saúde da Família do Quitandinha.

“Havia a necessidade de elaborarmos algo focado nos adolescentes para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gestação precoce. Buscamos conteúdos sobre o assunto e o elaboramos. Foram cinco encontros dinâmicos e participativos com jovens, em que procuramos mostrar a importância de eles entenderem o período pelo qual passavam, a fase da puberdade, hormônios que estão em transformação, a importância de se ter o conhecimento do que é uma DST, como identificá-la e como são usados os métodos de contracepção”, relata Renata.

No trabalho, elas elaboraram um questionário para analisar o grau de identificação do assunto antes dos encontros. “Detectamos que havia muita confusão em saber o que é uma DST e como prevenir uma gestação precoce, mas, após os encontros, aplicamos novamente o questionário e vimos que cerca de 80% a 90% souberam identificar uma DST. Isso foi muito satisfatório”, aponta a aluna.

A professora Ângela Aparecida Costa destaca que os trabalhos agregam a parte teórica e a parceria da graduação de Enfermagem com os vários campos de estágio que os alunos do quarto ano finalizam a parte prática nas instituições. “Tanto nos hospitais quanto no SESA e nas Unidades de Saúde da Família dos quais a Uniara é parceira, os estudantes vão a campo e fazem um tipo de devolutiva do que recebem dessas unidades, sendo que eles precisam deixar uma intervenção. É como se devolvêssemos algo importante para essas unidades e, indiretamente, para que os pacientes sejam beneficiados. É gratificante, pois vemos um fruto do conhecimento agregado na escola sendo devolvido e aumentamos os vínculos e parcerias, fazendo com que cada vez mais o curso de Enfermagem tenha reconhecimento e acolhimento nesses locais onde fazemos a prática”, finaliza.

O cronograma com a lista completa de painéis exibidos pode ser visualizado no link http://goo.gl/nS3b9H. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI