202404182212

Notícias

Professor de Fisioterapia da Uniara concorre a prêmio da CAPES por melhor tese de doutorado

Publicado em: 17/04/2015

O professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Maurício José Falcai, defendeu sua tese de doutorado no final de 2014 na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e, recentemente, seu trabalho foi eleito o melhor do ano passado pelo departamento onde atuava. Com isso, o docente está concorrendo a uma das duas premiações do “Prêmio CAPES-Interfarma de Inovação e Pesquisa 2015”.

“Eu estava inscrito no Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor. Cada departamento faz esse processo de eleição para concorrer ao prêmio, que elege a melhor tese em âmbito nacional”, explica o docente, que está muito contente pelo reconhecimento. “É resultado de um trabalho de cerca de três anos. Quem já fez mestrado ou doutorado sabe como é difícil e necessária a dedicação. Quando recebemos uma notícia dessas, a gratificação é muito grande. Estou muito satisfeito”, comenta.

Em seu estudo, intitulado “Prevenção da osteopenia no rato pelas atividades de natação, salto e vibração” e orientado pelo professor José Batista Volpon, Falcai conta que buscou saber quais eram os efeitos comparativos entre atividades de natação, salto e plataforma vibratória, para a ativação muscular e estimulação da formação óssea. “Pesquisamos qual seria a atividade que poderia ter sobressalência em relação à prevenção de uma diminuição da formação óssea”, detalha.

Como conclusão, ele aponta que a natação teve o mesmo efeito na prevenção óssea em relação ao salto e à vibração. “Foi um dado importante, pois muito se diz que atividades dentro da água causam menos impacto ao corpo”, observa.

O estudo, transformado em artigo, foi publicado na revista internacional “Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports”, renomada na área, segundo o professor. “A publicação tem qualis A1 na área de fisioterapia”, destaca ele.

O título do artigo é “The osteogenic effects of swimming, jumping, and vibration on the protection of bone quality from disuse bone loss”.

 

De aluno a professor

Falcai graduou-se em Fisioterapia na Uniara, fez pós-graduação na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e passou a dar aulas no Centro Universitário em 2014. “Sair como aluno e retornar como professor era uma antiga vontade minha. Sempre comento com os alunos a importância do curso na minha vida. Tive excelentes professores, como André Capaldo, Jussara de Oliveira, o coordenador Carlos Grazziano e Wilton Rogério Lustri, entre outros. A base que tive na graduação me ajudou a ingressar no mestrado e doutorado. Fiquei muito satisfeito com meu aprendizado quando era aluno da Uniara. E agora é um prazer lecionar onde me graduei”, finaliza.

Grazziano afirma que, desde a graduação, tinha a convicção que Falcai teria muito sucesso como profissional. “Após a conclusão do curso, houve muita dedicação e empenho do Maurício em dar continuidade aos seus estudos, agora como estudante de pós-graduação. Todos nós, do curso, temos orgulho de ter contribuído para sua formação profissional e intelectual e de tê-lo hoje como colega de trabalho”, declarou.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cursos/presencial/graduacao/fisioterapia.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI