202404190531

Notícias

Ex-aluno de Engenharia Elétrica da Uniara é um dos autores de artigos publicados em revistas internacionais

Publicado em: 24/02/2015

O ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, João Paulo de Campos da Costa, juntamente com um grupo de estudantes, teve dois artigos publicados em revistas internacionais, um no Journal of the European Ceramic Society e outro, no MRS Proceedings. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com o Instituto de Química - IQ da Unesp e com o Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica – LIEC.

Costa explica que os artigos, intitulados “Electrophoretic deposition of (Zn, Nb) SnO2-films varistor superficially modified with Cr3+” e “Electrical Properties at Grain Boundaries Influenced by Cr3+ Diffusion in SnO2.ZnO.Nb2O5-Films Varistor Prepared by Electrophoresis Deposition”, referem-se ao desenvolvimento de varistores miniaturizados com a utilização de materiais cerâmicos multifuncionais, como o óxido de estanho - SnO2 -, para aplicações em sistemas contra surtos de tensão e corrente provenientes da rede ou falha em circuitos e dispositivos eletrônicos.

“Os varistores são componentes eletrônicos resistivos em que o seu valor de resistência é alterado quando aplicada uma diferença de potencial nos seus terminais, ou seja, à medida que a tensão sobre o varistor aumenta, sua resistência interna tende a diminuir drasticamente, operando como um curto-circuito. Esses componentes são utilizados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, e este, por sua vez, deve manter o valor do potencial elétrico fixo e atuar como um curto-circuito quando ocorre um grande aumento na intensidade do campo elétrico aplicado, atuando como um limitador de tensão”, detalha o ex-aluno da Uniara.

De acordo com ele, a união das áreas de engenharia dos materiais e os conhecimentos adquiridos na graduação de Engenharia Elétrica foram determinantes para sua contribuição no desenvolvimento do sistema. “A integração proporcionou as bases para o avanço da aplicação nanotecnológica na fabricação e no desenvolvimento de novos equipamentos e dispositivos eletrônicos”, salienta o estudante, que afirma que se não fosse pelo curso oferecido pela Uniara e pelos conhecimentos adquiridos, não seria possível a realização da pesquisa e inovação.

O experimento consistiu na montagem de um sistema eletroforético para deposição do material fabricado pelo grupo e na realização de medidas elétricas necessárias para a caracterização do varistor. “Os resultados obtidos foram de grande relevância para o grupo, possibilitando a confecção desses artigos científicos”, comenta.

Os outros autores foram o aluno de doutorado da Unesp Glauco Meireles Mascarenhas Morandi Lustosa, os professores doutores do IQ, Maria Aparecida Zaghete Bertochi e Leinig Antônio Perazolli, que orientaram o projeto, e a professora doutora e colaboradora da Universidade de Belgrado, na Sérvia, Biljana D. Stojanovicc. O financiamento foi feito pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID/CDMF 2013/07296-2) da FAPESP.

Os artigos podem ser lidos nos links http://goo.gl/jL8GsJ e http://goo.gl/pgp13f.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI