202403290417

Notícias

Uniara interliga o sistema de internet de suas unidades de ensino por fibra ótica

Publicado em: 25/09/2012

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara investe em expansão física e infraestrutura em suas unidades de ensino, visando a melhorar sua tecnologia. No mês de setembro, a instituição adquiriu dois novos servidores de última geração, os quais oferecerão mais qualidade e rapidez no seu sistema de internet.
Os equipamentos, que têm como finalidade interligar todas as unidades da Uniara por meio de fibra ótica, ainda estão em fase de implantação e realização de testes para, assim, identificar se a performance do sistema reage como o esperado pelo Centro de Processamento de Dados da instituição - CPD.

De acordo com o responsável pelo setor, Carlos Henrique de Oliveira, juntas, as oito unidades da Uniara mantinham 9 Mb de link; com os novos equipamentos, serão 20 Mb. Um desses servidores será utilizado para agilizar a internet em todas as unidades e, o outro, para melhorar os serviços virtuais, como o site e a plataforma de ensino a distância da instituição.

O responsável pelo setor de Web, Juliano Marcello, afirma que a Uniara utiliza o sistema FTTH de internet, que é a tecnologia de banda larga do futuro. Esse sistema possibilita o transporte simultâneo de vários serviços como, por exemplo, internet mais rápida. Tudo isso, por meio da fibra ótica, que apresenta diversas vantagens, como dimensões reduzidas, capacidade para transportar grandes quantidades de informação, imunidade às interferências eletromagnéticas e custo cada vez mais baixo, entre outras.

Oliveira e Marcello explicam que o sistema de fibra ótica traz avanços significativos para a instituição e seus alunos, como, por exemplo, a melhora do gerenciamento da rede, o aumento da velocidade de comunicação interna (intranet) e o direcionamento do link de internet por demanda das unidades, ou seja, quando uma aula exigir mais velocidade de internet, o professor pode solicitá-la com antecedência ao CPD, para que seja atendido pelo tempo que assim determinar.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI