Pesquisadores

Dra. Ana Rita Tiradentes Argoud

Engenheira de Produção (1994) e Mestre em Engenharia de Produção (2000) pela UFSCar, e Doutora (2007) em Engenharia Mecânica pela EESC-USP, área Manufatura. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Áreas de interesse em pesquisa: gestão da cadeia de suprimentos, gestão de operações, gestão de processos de negócio, gestão da qualidade, gestão de projetos, inovação, empreendedorismo.

Dr. André Capaldo Amaral

Possui Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar em 2004, Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar em 1998 e Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP em 1994. As atividades de pesquisa são direcionadas à área de Biotecnologia aplicada a saúde, nas linhas de medicina regenerativa aplicada ao reparo musculoesquelético, química medicinal e biopolímeros, e à área de Ciências da Saúde na linha de Fisioterapia Esportiva, com ênfase no tratamento e prevenção das lesões musculoesqueléticas. Líder do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa da Universidade de Araraquara (QUIMMERA/Uniara/CNPq). Coordenador do Laboratório de Cultura Celular e Engenharia de Tecidos da Uniara. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara nas disciplinas de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Esportiva, além da Supervisão no Estágio de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Esportiva.

Dr. Claudio Luis Piratelli

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Área de Produção - ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010); mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Araraquara, Uniara (2005); especialista em Gestão Estratégica de Negócios (2000) pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), e; graduado em Engenharia de Produção Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Exerceu cargos administrativos entre 1999 e 2009, tais como: coordenador de curso de pós-graduação lato sensu in company (Gestão Estratégica da Produção e Operações 2007-2008); coordenador de curso de graduação (Engenharia de Produção da Uniara de 2003 a 2009). Atualmente é docente e pesquisador na Uniara.

Dra. Creusa Sayuri Tahara Amaral

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Produção, na área de Desenvolvimento de Produto, doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2001), na área de Sistemas de Manufatura, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1995) em Gerenciamento da Produção e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Experiência no ensino de Estatística, Simulação de manufatura e análise de dados de pesquisas. Desenvolve pesquisas nas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Modelagem de Processo e Análise de Dados. Coordenadora do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos - Parque INOVA - São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa de Engenharia de Produção Aplicada à Biotecnologia.

Dr. Daniel Capaldo Amaral

Graduado e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1993 e 1997), doutorou-se em Engenharia Mecânica e obteve o título de livre docente em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos pela Universidade de São Paulo (2002 e 2011 respectivamente). Especialista em desenvolvimento de produtos e inovação, atua desde 1997 no desenvolvimento de métodos de projeto e de gestão de projetos, com foco em produtos inovadores e em empresas de excelência e base tecnológica. Professor do Departamento de Engenharia de Produção, EESC, USP desde 2001, orientou mestrados e doutorados. Desenvolveu um software para Gerenciamento de Conhecimentos em PDP inovador, produzido comercialmente. Desenvolveu modelos e métodos para apoiar o desenvolvimento de produto: propôs modelo de ensino de DP baseado em cenário; um modelo de referência denominado Modelo Unificado que é referência nacional na área; um método inovador de TRM voltado para laboratórios de pesquisa reconhecido internacionalmente. É co-autor do livro intitulado Gestão de Desenvolvimento de Produtos, referência na área de desenvolvimento de produtos (mais de 400 citações no Google Scholar). Em 2005, iniciou um programa de pesquisas em Gerenciamento Ágil de Projetos que resultou na proposta de dois métodos novos, para gerenciar a visão e realizar o planejamento iterativo, um pedido de registro de software, e o livro Gerenciamento Ágil de Projetos, pioneiro ao adaptar estes métodos ágeis para projetos de produtos manufaturados. Os resultados deste programa foram premiados pelas instituições Project Management Institute, International Project Management Association e Harold Kezner International Institute of Learning. Publicou mais de 30 artigos em periódicos e mais de 100 artigos em congressos, no Brasil e Exterior. Realizou contribuições técnicas, como assessorias e projetos de fomento para empresas e Fundações de Apoio de excelência. É parte do corpo de assessores das principais periódicos nacionais, que publicam artigos na área (Produção, Gestão e Produção e Revista Product), e de periódicos internacionais, divulgando esses trabalhos. Atuou em cargos administrativos na área de extensão, ensino e pesquisa na EESC-USP. Foi presidente do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos (IGDP) na gestão 2010, apoiando seus eventos como o Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto e o Workshop do IGDP.

Dr. Eraldo Jannone da Silva

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996), com mestrado em Engenharia Industrial pela UNESP (2000), e doutorado em Engenharia Mecânica pela EESC- São Carlos, Universidade de São Paulo - USP (2004). Doutorado Sanduíche no Institute of Machine Tools and Production Engineering (WZL), RWTH-Aachen University (2004), Aachen, Alemanha. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica (2006) pela Worcester Polytechnic Institute WPI Worcester, EUA, desenvolvendo atividades de pesquisa para o desenvolvimento de testes em produtos abrasivos e monitoramento de processos no grupo de Tecnologias de Retificação da Saint-Gobain High-Performance Materials R&D em Massachusetts, EUA (2005-2006). É professor da Universidade de São Paulo USP, Departamento de Engenharia de Produção SEP, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC. É pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada NUMA, Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade LAPRAS. Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM. Principais áreas de pesquisa são: manufatura, usinagem, retificação de precisão, sustentabilidade, monitoramento e supervisão dos processos de usinagem e de máquinas-ferramentas.

Dr. Hernane da Silva Barud

Possui doutorado (2010) e mestrado (2006) em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Graduado em Química (Licenciatura e Bacharelado) (2003) pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF. Coordenador de projeto PIPE/FAPESP fase II junto a empresa Apis Flora LTDA. Pesquisador associado aa Universidade de Araraquara (Uniara) e no IQ/UNESP-Araraquara no Laboratório de Materiais Fotônicos. Participou do programa Jovem pesquisador Reitoria/UNESP com projeto desenvolvido no IQ/UNESP-Araraquara (2012-2013). Foi bolsista Rhae/SET 3B pela empresa Apis Flora LTDA (2010-2012). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Materiais, Polímeros Naturais, Química Inorgânica, Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: celulose bacteriana, nanocompósitos, biomateriais, dispositivos flexíveis (OLEDs), derivados de celulose, coacervatos de polifosfatos. Tem experiência na caracterização de materiais utilizando, principalmente, as seguintes técnicas: MEV/EDS, MET, AFM, TGA, DSC, FT-IR e RMN. É ainda assessor cientifico das principais agências de fomento do país, e de importantes periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem 40 trabalhos publicados com 320 citações (h=9) e 7 patentes.

Dra. Janaina Mascarenhas Hornos da Costa

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993-1996), Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997-1999), Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999-2003) e Pós-doutorado realizado no Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química - UNESP (2003-2006). Atualmente é Livre Docente do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, e coordenador do Grupo de Química Bioinorgânica e Medicinal. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: Química de Coordenação, Química Bio-inorgânica, e Química Medicinal.

Dr. Jorge Alberto Achcar

Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Jaboticabal. Mestrado e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo - FMRP. Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Jaboticabal. Atualmente é Professor da Universidade de Araraquara - Uniara e do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas: Fisiologia e Biofísica. Tem experiência em pesquisas na área de Fisiologia da Reprodução, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de células, esteroidogênese ovariana, metabolismo e dinâmica folicular. Membro do Grupo de Pesquisa QUIMMERA - Uniara/CNPq, atuando principalmente com cultura de células, fatores de crescimento e medicina regenerativa. Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis).

Esp. Jussara Queiroz de Carvalho

Possui graduação em Administração pela Universidade Central Paulista (2003), atuando principalmente no seguinte tema: treinamento e desenvolvimento.

Dra. Marcia Mazzeo Grande

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora doutora da Faculdade de Economia, Administração Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, gestão de operações e organização do trabalho.

Dr. Wilton Rogério Lustri

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro (1995) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (2004). Atualmente é professor de Biologia molecular, Farmacologia Básica e Clínica no curso de Medicina da Universidade de Araraquara. Tem experiência na área de Microbiologia, Farmacologia, Química Medicinal, Biologia Celular e Molecular e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese de complexos metálicos e nanopartículas para uso como agentes antibacterianos, anti-inflamatórios e antitumorais. Análise microbiológica de compostos metálicos em medicina, Medicina regenerativa no reparo músculo-tendíneo, Medicina regenerativa no reparo osteocondral, Biossíntese de biopolímeros baseados em celulose bacteriana, Modificação genética de bactérias do gênero Gluconacetobacter para incremento da produção de celulose bacteriana. Uso de membrana de celulose bacteriana como substituto temporário de pele, Uso de membrana de celulose bacteriana impregnada por nanopartículas de prata no tratamento de ferimentos por queimadura, Uso de membrana de celulose bacteriana como suporte de complexos metálicos de Cobre, Paládio, Platina, Prata e Ouro com atividade antimicrobiana. Líder do Grupo de Química Medicinal e Medicina Regenerativa (CNPq).

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /nidpbio/pesquisa-desenvolvimento/pesquisadores/