Linha de Pesquisa

Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar e caracterizar a influência das ferramentas inerentes à medicina regenerativa (utilização de suportes bioativos, fatores de crescimento e terapia celular) na construção ex vivo de substitutos dos tecidos biológicos (engenharia de tecidos) e no processo de reparo dos tecidos epitelial e neuro-músculo-esquelético, tanto em nível experimental como clínico.

Materiais Multifuncionais Baseados em Biopolímeros

Desenvolvimento de novos (nano) materiais multifuncionais baseados em biopolímeros, a saber biocelulose, quitosana, derivados celulósicos entre outros. Serão aplicadas diferentes estratégias para a obtenção de dispositivos para aplicação como suportes biológicos (scaffolds) para engenharia de tecidos, medicina regenerativa e sistemas de liberação de fármacos em química medicinal. Os dispositivos serão caracterizados por diversas técnicas físico-químicas, além de ensaios in vivo e in vitro.

Metais em Medicina

A Química Medicinal tem como objetivos o planejamento, avaliação e síntese de novos fármacos, com base em química de coordenação para a produção de complexos metálicos com ligantes bioativos, com o uso de modelagem molecular. Esta linha também tem como objetivo o estudo dos processos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, incluindo o seu mecanismo de ação geral e molecular e a construção de uma relação entre estrutura molecular e atividade farmacológica em seu aspecto qualitativo e quantitativo.

Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos

A linha de pesquisa se propõe a desenvolver novos conhecimentos e soluções para apoiar a gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos.

Métodos Quantitativos

Esta linha de pesquisa se propõe a realizar estudos aplicados na área de Biotecnologia, utilizando os métodos de análise estatística e de pesquisa operacional de modo que possam ser realizados estudos de otimização, comparação e inferências.

Processos de Fabricação

A linha de pesquisa se propõe a desenvolver e avaliar novos processos de manufatura que permitam novas aplicações de tecnologias, materiais e resultem em superfícies funcionais com o mínimo de consumo de energia e geração de resíduos.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /nidpbio/pesquisa-desenvolvimento/linha-pesquisa/